e agora?

Aposta de Bolsonaro, vacina de Oxford tem composto básico fabricado na China

Fiocruz prevê importação de 15 milhões de doses de ingrediente farmacêutico do país asiático

Aposta de Bolsonaro, vacina de Oxford tem composto básico fabricado na China

O presidente Jair Bolsonaro não conseguirá se livrar da China para disponibilizar vacinas aos brasileiros: o ingrediente farmacêutico ativo (IFA) da vacina de Oxford, principal aposta do governo federal, é fabricado em um laboratório naquele país.

De acordo com informações prestadas ao Congresso pela própria Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), 15 milhões de doses do IFA virão da China para o Brasil em dezembro, para a fabricação das primeiras doses da vacina desenvolvida por Oxford no Instituto Bio-Manguinhos, ligado à fundação.

O Ministério da Saúde foi obrigado por Bolsonaro a cancelar, na quarta (21), protocolo de intenções com o Instituto Butantan porque o presidente diz não quer comprar a vacina chinesa que será fabricada em parceria com a instituição.

Por outro lado, a pasta já disponibilizou R$ 1,5 bi para a encomenda tecnológica da Fiocruz —que inclui a importação do IFA feito na China para a AstraZeneca, a farmacêutica que desenvolve a vacina em parceria com a Universidade de Oxford.

Fonte: Folha de S. Paulo
Créditos: Folha de S. Paulo