Nesta segunda-feira

Após discursos que agradam petistas e bolsonaristas, Hugo Motta se reunirá com Lula em Brasília

Após discursos que agradam petistas e bolsonaristas, Hugo Motta se reunirá com Lula em Brasília

O novo presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos), se reunirá nesta segunda-feira (3) com o presidente Lula (PT) em Brasília. O paraibano foi eleito no último sábado (1º) com 444 votos e o apoio de 18 partidos, incluindo PT e PL. O encontro acontece poucas horas antes da primeira sessão do Congresso Nacional e contará também com a presença do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP).

A reunião ocorre em meio a declarações de Motta que agradam tanto ao governo quanto à oposição. Para os governistas, sua promessa de priorizar a pauta administrativa na Câmara, deixando de lado debates sobre costumes, foi bem recebida. Ele já adiantou que temas como aborto “não estão na prioridade do dia”. Já para os bolsonaristas, o ponto de interesse é a possível discussão sobre uma anistia aos envolvidos na tentativa de golpe de Estado em 8 de janeiro.

“Esse é o tema que mais divide a Casa hoje. O PL defende a votação da anistia para os presos do 8 de janeiro, enquanto o PT quer que a questão nem entre na pauta. A decisão cabe ao presidente da Câmara, com participação dos líderes. Certamente, esse assunto será debatido nas próximas reuniões, e vamos conduzir com a maior imparcialidade possível”, afirmou Motta.

Também participará do encontro o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, que teve uma relação difícil com o ex-presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). Entre os temas de interesse do governo no Congresso estão a nova faixa de isenção do Imposto de Renda, as regras para a participação de militares na política e outras questões econômicas.