Planejamento

Ao retornar os estudos veja as melhores dicas para manter o foco

Voltar a estudar é uma vitória para muitos jovens e adultos que, por alguns motivo, teve que interromper o contato com os livros. Essa etapa é de extrema importância e representa um novo ciclo, tanto na vida pessoal quanto na vida futuramente profissional.

É preciso planejar, principalmente os estudos, para não perder a motivação

Voltar a estudar é uma vitória para muitos jovens e adultos que, por alguns motivo, teve que interromper o contato com os livros. Essa etapa é de extrema importância e representa um novo ciclo, tanto na vida pessoal quanto na vida futuramente profissional.

Nesse momento, é importante refletir sobre o quanto uma qualificação é fundamental para quem deseja se destacar no mercado de trabalho. E, para os estudantes que estão retomando agora a rotina, é importante colocar em prática alguns hábitos que irão contribuir para um melhor desempenho. Confira algumas dicas aqui:

Mantenha o foco

É preciso manter sempre o foco. Os obstáculos são comuns em tudo na vida, mas é preciso não deixar esses empecilhos atrapalhar os estudos. Por isso, apenas mire nos resultados desejados. Lembre-se que, com uma boa qualificação, é possível alcançar grandes resultados no mercado de trabalho e, consequentemente, o sucesso profissional que todos buscam.

É necessário um planejamento de estudo

Voltar a estudar depois de algum tempo é sempre um desafio. Afinal, não é tarefa simples conciliar as horas de dedicação aos estudos com tantas outras atividades, como trabalho, vida familiar, lazer. Por isso, planejar os estudos irá facilitar o aprendizado, além de otimizar o tempo. Com esse planejamento é possível separar temas e escolher os assuntos por critérios, talvez os abordados recentemente em sala de aula ou a matéria que você tenha mais dúvidas e dificuldade.

Busque outras fontes de conhecimento

É necessário que o aprendizado vá além da sala de aula. Com um leque de ferramentas hoje em dia, é possível encontrar outras fontes de conhecimentos, como materiais didáticos, videoaulas, cursos gratuitos e muitos outras formas de estudos.

Finanças equilibrada

Questões de natureza financeira são comumente apontadas por muitos estudantes como justificativa para a interrupção dos estudos. Uma alternativa para não desequilibrar o orçamento é buscar programas de apoio, como o Educa Mais Brasil. Em 15 anos de atuação, o programa já beneficiou 900 mil estudantes com bolsas de estudos. As inscrições para 2019.1 já estão abertas. Há bolsas disponíveis para diversas modalidades de ensino, incluindo a graduação, pós-graduação, cursos técnicos, Educação de Jovens e Adultos (EJA), entre outros. Para conseguir até 70% de desconto nas mensalidades de um dos cursos oferecidos, é preciso fazer a inscrição no site  www.educamaisbrasil.com.br.  A inscrição é gratuita.

Fonte: Ascom Educa Mais Brasil
Créditos: Ascom Educa Mais Brasil