Brasil

Anvisa libera remédio derivado da maconha

canabiol

Agência ressaltou que não há relatos de dependência relacionada ao uso de canabidiol; substância auxilia no tratamento de diversas enfermidades, como a epilepsia grave

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta quarta (14), por unanimidade, a reclassificação do canabidiol como medicamento de uso controlado e não mais como substância proibida. A decisão foi tomada durante reunião da diretoria colegiada na sede da agência, em Brasília.

A maior parte dos diretores da agência ressaltou que não há relatos de dependência relacionada ao uso de canabidiol, enquanto há diversos indícios registrados na literatura científica de que a substância auxilia no tratamento de enfermidades como a epilepsia grave.

Desafio: medicamentos com componentes da maconha devem ser liberados ou não?

Os diretores também ressaltaram que a reclassificação abre caminho para que as famílias que fazem uso do canabidiol não continuem a agir na ilegalidade ou por fazer uso de uma substância proibida, além de abrir caminho para mais pesquisas sobre os efeitos medicinais da maconha.

Fonte Agência Brasil