Saúde

Anvisa interdita creme dental da Colgate após reações de clientes com o uso

Anvisa interdita creme dental da Colgate após reações de clientes com o uso

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a interdição cautelar do creme dental Mint Clean, da Colgate, após uma mudança na fórmula do produto ter causado reações adversas em consumidores. A suspensão, válida por 90 dias, ainda pode ser contestada pela empresa.

O Mint Clean é uma versão do Colgate Total 12 e começou a ser comercializado em julho de 2024. A principal alteração na composição foi a substituição do fluoreto de sódio pelo fluoreto de estanho.

Segundo a Anvisa, oito notificações foram registradas, relatando um total de 13 eventos adversos associados ao uso do creme dental.

Os consumidores que relataram reações descreveram sintomas como inchaço nas amígdalas, lábios e mucosa oral, sensação de ardência, dormência nos lábios e na boca, boca seca, gengiva irritada e vermelhidão.

Na plataforma ReclameAqui, há ainda mais de mil reclamações envolvendo alegrias relacionadas ao creme dental. Diante das queixas, a Anvisa optou pela interdição do produto, que impede sua comercialização, distribuição e uso até que a segurança da fórmula seja avaliada.

A agência explica que esse tipo de medida é tomada quando há indícios de que um produto pode representar riscos à saúde pública, seja por reações adversas, contaminação ou descumprimento de normas sanitárias.

Em nota, conforme o Estadão, a Colgate defendeu a segurança da nova fórmula, afirmando que ela é fruto de mais de uma década de pesquisa e desenvolvimento. No entanto, a empresa reconheceu que alguns consumidores podem apresentar sensibilidade a determinados ingredientes, como o fluoreto de estanho.

Fonte: Terra