Vacinação

Anvisa esclarece que lotes da vacina de Oxford/AstraZeneca suspensa na Europa não veio ao Brasil

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) comunicou, em comunicado enviado na última semana, que o lote de vacinas de Oxford/AstraZeneca encaminhados para o Brasil é diferente do lote suspenso pelas autoridades europeias.

Países como Alemanha, Itália e França anunciaram nesta segunda-feira, (15), a suspensão temporária do uso da vacina AstraZeneca/Oxford contra a covid-19, após relatos de que pessoas imunizadas haviam desenvolvido coágulos sanguíneos.

“O lote da vacina de Oxford que teve o uso suspenso pelas autoridades europeias não veio para o Brasil. Nas bases de dados nacionais, que reúnem os eventos adversos ocorridos com vacinas, não há registros de embolia ou trombose associados às vacinas”, escreveu a Agência.

O comitê consultivo de especialistas da Organização Mundial da Saúde (OMS) e agências europeias analisam a situação, mas ainda não há qualquer relação comprovada entre a vacina e os casos registrados. A porta-voz da OMS ressaltou que não há razão para suspender o uso do imunizante.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba