A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), aprovou na segunda-feira (29) um novo tratamento para o vírus causador da Aids, o HIV.
Segundo a agência reguladora, o medicamento, chamado Dovato, é uma combinação das substâncias lamivudina e dolutegravir sódico em único comprimido, facilitando assim o tratamento e adesão dos pacientes.
“A aprovação representa um avanço no tratamento das pessoas portadoras do vírus que causa a Aids, já que reúne em uma dose diária dois antirretrovirais que não estavam disponíveis em um só comprimido”, afirmou o órgão em nota.
Indicação
O medicamento é indicado como um regime completo para o tratamento da infecção pelo vírus da HIV, para pessoas acima de 12 anos pesando pelo menos 40 kg.
O paciente também não deve ter histórico de “tratamento antirretroviral prévio ou em substituição ao regime antirretroviral atual em pessoas com supressão virológica”.
O Dovato reduz, de acordo com a bula, a quantidade de HIV no organismo, mantendo-a em um nível baixo. Além disso, promove a manutenção do sistema imune do paciente, ajudando a combater infecções.
Fonte: Rede TV
Créditos: Polêmica Paraíba