O médico veterinário Anísio Maia (PT), candidato à Prefeitura de João Pessoa, prometeu dobrar o piso salarial do professor de João Pessoa, caso seja eleito. A declaração aconteceu durante entrevista à rádio CBN Paraíba, nesta quinta-feira (15). “Temos uma proposta de valorizar os profissionais da educação. Quando falamos isso, temos várias condições de fazer”, detalha.
No primeiro bloco de entrevista, Anísio Maia disse que quer ser prefeito de João Pessoa porque entrou na política muito cedo. “Sempre do mesmo lado, participei de movimentos para organizar a população, ajudei a fundar a CUT, ajudei a fundar o PT. Tive a honra de participar do governo do presidente Lula, depois fui eleito deputado estadual e me encontro agora no terceiro mandato, sempre do mesmo lado”, disse.
Ele falou sobre a intervenção do diretório nacional do Partido dos Trabalhadores (PT) no primeiro bloco de entrevista, e declarou que a restrição para a candidatura dele existe apenas a nível nacional e não municipal. “Se alguém fosse obrigar alguém a me apoiar, eu seria a primeira pessoa a dizer que não queria isso”, declarou, se referindo à indicação do PT Nacional para que o PT Municipal apoie a candidatura de Ricardo Coutinho (PSB).
Sobre educação, no segundo bloco, o candidato inicialmente parabenizou os professores pelo dia comemorado. Além disso, disse que, se eleito, vai dobrar o piso salarial dos professores de João Pessoa. “O próprio Fundeb, que foi revigorado, ficou um pouco mais seguro, pode ser uma fonte importante dessa mudança salarial”, detalhou.
No assunto mobilidade urbana, ressaltou que vai focar em questões práticas e objetivas, valorizando o conselho de mobilidade urbana, aumentando para 30 componentes, que possam fiscalizar e debater as decisões. “Depois vamos acabar com o monopólio da empresa que domina o transporte de João Pessoa, porque ele não está cumprindo as metas, e trazer novas empresas, novas linhas”, prometeu.
Para complementar o transporte coletivo, Anísio Maia pretende regulamentar o transporte alternativo, para atender regiões de difícil acesso aos ônibus. “O transporte complementar pode ajudar os ônibus a ficarem mais rápidos”, ressaltou. Sobre o BRT, ele disse que é uma ação a ser vista a longo prazo.
No terceiro bloco, o candidato disse que pretende complementar a ação da atual gestão da prefeitura de João Pessoa em relação a ciclovias, criando bicicletários, fazendo interligação com transportes urbanos e melhorando a sinalização.
Sobre saúde, Anísio Maia prometeu valorizar o sistema público de saúde contra qualquer terceirização, além de valorizar os servidores, priorizar a atenção básica com a contratação de novos profissionais, regionalizar o sistema de saúde, fortalecer as policlínicas e montar um sistema de transporte para pessoas com dificuldade de locomoção.
Fonte: G1
Créditos: Polêmica Paraíba