A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) decidiu proibir o uso de robôs utilizados por operadoras de telemarketing para maximizar o número de ligações que perturbam os cidadãos.
A medida que passa a considerar os “robocalls” como uso indevido da rede de telefonia deve ser publicada nesta segunda (6) e obriga as operadoras a bloquear as linhas utilizadas.
O objetivo é impedir o funcionamento de robôs que façam mais de 100 mil chamadas por dia em uma mesma linha. Em especial, a medida visa acabar com aquelas chamadas que são atendidas e caem menos de três segundos após o cidadão atender.
Para combater críticas de que permitiria 99 mil chamadas por dia, o conselheiro da Anatel Emmanoel Campelo afirmou que o número de 100 mil é “inicial” e busca “combater os maiores ofensores” e importunadores da paz.
“A partir da observação do próprio mercado, se verificarmos que está se utilizando mecanismos para burlar os objetivos dessa cautelar, esse sarrafo será alterado até que se atinja o objetivo”, disse o conselheiro.
Para coibir a prática, a Anatel também uma multa de R$ 50 milhões às operadoras que não obedecerem à nova regra.
Fonte: Polêmica PB
Créditos: Diário do Poder