A brincadeira de amigo secreto deve movimentar R$ 6,7 bi na economia. A informação de levantamento feito pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e SPC Brasl (Serviço de Proteção ao Crédito), em parceria com a OfferWise Pesquisas. A estimativa é que 58,6 milhões de pessoas devem participar deste tipo de evento no período do Natal. Como o planejamento pode ajudar a economizar na hora das compras de Natal, a fintech WePayments orienta o consumidor a ficar atento aos descontos com pagamento pelo Pix ou cashback.
1 – Faça uma lista de compras – Ao fazer uma lista, os consumidores se organizam para encontrar o que realmente pretendem comprar e ainda se planejam financeiramente para evitar gastos indesejados. Em diversos sites de compras é possível criar “alertas de desejos”, as notificações que avisam sobre ofertas em diversos e-commerces e indicam cupons de desconto para os produtos cadastrados.
2 – Compare os preços – Pesquisar com antecedência é uma ótima alternativa para não pagar mais caro e ficar sem muitas opções, em casos de compras em cima da hora. Para encontrar as melhores ofertas, os consumidores podem usar o aplicativos que comparam o preço de um produto em diferentes lojas da internet.
4 – Cuidado ao usar o 13º – A pesquisa do CNDL também mostrou que 36% dos trabalhadores que têm direito ao décimo terceiro devem usar o benefício para as compras de final de ano, enquanto 29% pretendem economizar e investir e 22% querem gastar nas comemorações de Natal ou Ano Novo. No entanto, o presidente da Confederação, José César da Costa, recomenda que o consumidor faça uma análise da sua situação financeira e estabeleça prioridades, antes de decidir o que fazer com o dinheiro.
5 – Descontos via Pix – Os lojistas estão ampliando as opções de cobranças e facilitando os pagamentos instantâneos, inclusive oferecendo descontos. “É muito importante que o comércio eletrônico tenha uma gama de meios de pagamento diversificada, dando ao consumidor possibilidades de escolher qual o meio de pagamento mais conveniente na hora da compra para evitar o abandono de carrinho e aumentar as chances de conversão”, explica Fernanda Zago, especialista em meios de pagamentos e CEO da fintech Wepayments.
Fonte: R7
Créditos: R7