O Amapá amanheceu nesta sexta-feira (6) no 4º dia seguido de apagão que atinge 13 dos 16 municípios do estado. Ao todo, quase 90% da população está há mais de 60 horas sem energia elétrica. O motivo foi um incêndio de uma subestação de energia na capital Macapá, ocorrido na noite da última terça-feira (3).
Redes de telefonia fixa, móvel e de internet estão funcionando de maneira limitada e hospitais passaram a depender de geradores. Alguns postos de gasolina também estão operando por meio de geradores, o que está causando filas enormes nesses estabelecimentos. Eles foram autorizados a operar 24 horas por dia. Moradores de conjuntos populares chegaram a ficar sem água em suas residências.
Também estão sendo registradas filas em supermercados e locais de venda de alimentos. Contudo, donos de estabelecimentos do ramo alimentício que não têm energia ou geradores preveem prejuízos com alimentos estragados devido à falta de refrigeração.
A falta de energia nas residências fez com que moradores de Macapá passassem a ocupar locais com gerador de energia, como shoppings e o aeroporto da cidade, para que pudessem usufruir da energia elétrica, ao menos para carregar seus equipamentos eletrônicos.
Nessa quinta-feira (5), a prefeitura da capital decretou estado de calamidade pública. Ainda não há uma previsão para a volta normal do abastecimento de energia no estado.
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba