golpe tá aí!

ALERTA DE GOLPE! Saiba quais os aplicativos que prometem dinheiro mas são acusados de fraude

Imagem: Marcelo Jr./Polêmica Paraíba

Dinheiro rápido e fácil! É o que prometem diversos apps espelhados pelas redes. Aplicativos que supostamente pagam dinheiro vivo para quem realiza tarefas simples, como compartilhar e curtir vídeos, viraram moda, em especial em redes sociais como Facebook, Instagram, Tik Tok e Kwai. Muitos deles são propagados por influenciadores com milhares de seguidores.  Porém, a mania, conhecida como “app pagando”, na verdade não passa de uma nova forma de pirâmide financeira, que já fez milhares de vítimas no Brasil.

O Polêmica Paraíba reuniu alguns desses aplicativos, para que você leitor fique alerta. Veja abaixo:

Meu Velho Rico

O app Meu Velho Rico tem como característica oferecer uma suposta oportunidade para mulheres receberem Pix de idosos que querem conversar. Para começar é apenas necessário baixar o app e pagar uma taxa. Aplicativos como esses podem ser enquadrados na categoria de estelionato, a indução ao erro para obter vantagem ilícita.

Com mais de 5 mil downloads na loja de apps do Android, a Google Play, a página do Meu Velho Rico reunia diferentes comentários acusando o serviço de fraude. O Goolgle  acabou derrubando o aplicativo por violar as políticas de privacidade da Play Store.

UU app

O UU app é outro suposto esquema de pirâmide que ruiu. O site, que prometia pagar por curtidas, saiu do ar no domingo (15) e clientes já recorreram à polícia, pelo menos no Rio de Janeiro, segundo o G1, que na quarta-feira (18) publicou vários relatos de vítimas.

“Mais uma pirâmide que enganou todo mundo”, denunciou um usuário de Teresina (PI) no Reclame Aqui. Segundo a vítima, trata-se de um golpe “muito bem arquitetado”.

InstaMoney

O InstaMoney tem enganado diversos usuários na Internet – que, após assistirem a um anúncio fraudulento no YouTube, adquirem o suposto app por R $147 na esperança de ganhar até R $200 por dia e “conquistar a independência financeira” apenas curtindo publicações no Instagram.

Na realidade, em uma das modalidades do golpe, o que acontece é que, depois que você compra o app por R$ 147, ele libera uma série de videoaulas que supostamente ensinam como usar a plataforma, e a última delas – a sétima – só é liberada após sete dias corridos, o que extrapola o prazo e impede que você solicite o reembolso pela compra.

Play Lucrativo 

O Play Lucrativo aparece com variações, como o “Play Premiado”. No entanto, também faz parte de um esquema de fraude para enganar os usuários, segundo especialistas ouvidos pela Inclinar. Aplicações como essas podem ser enquadradas na categoria de peculato, indução ao erro para obtenção de vantagem ilícita, explica a advogada Patrícia Peck, especialista em direito digital. O app promete “mudar a vida” de quem procura renda extra, com uma suposta tecnologia que paga o usuário para assistir a vídeos em diversas plataformas, como Youtube, Instagram e TikTok.

Porém, ele coleciona várias reclamações na Play Store (loja de aplicativos do Google) e no ReclameAqui.

Money Look 

Um aplicativo malicioso promete dinheiro em nome da Shein para usuários que curtirem looks. O Money Looks, inclusive, vem sendo divulgado por influenciadores de moda e comportamento no Instagram como uma forma de obter renda extra.

“O formato utilizado pelos criminosos, agora aplicado à Shein, é conhecido de quem acompanha o noticiário de tecnologia. Um esquema semelhante foi usado recentemente em golpes envolvendo o Instagram, também com supostos pagamentos por curtidas, e o ChatGPT, com os usuários supostamente recebendo para engajarem com a inteligência artificial.

Como se prevenir

O número de apps — diga-se plataformas online —  é gigantesco e faz milhares de vítimas, o que leva a entender que a partir dessa coletânea de casos fica evidente que a população em geral tem procurado uma renda extra mesmo que seja arriscado, ainda mais em tempo de pandemia.

O importante, contudo, é se prevenir e não investir em plataformas que surgem do nada, sem CNPJ, meios de contato, e que não possuem uma página organizada e transparente, como por exemplo, com email de contato e pronto atendimento (suporte).

Pesquisar sobre isso pode livrar o investidor de cair em vários golpes. Consultar o site da CVM também é primordial quando surge alguma oferta de investimentos.

 

 

 

 

 

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba