Nesta quarta-feira, (9), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou uma nota reafirmando que viajantes e turistas devem ficar atentos às regras determinadas pela autoridade sanitária sobre a circulação de pessoas em aeroportos e no embarque nas aeronaves.
Nas áreas aeroportuárias onde o acesso não é controlado (como o saguão dos aeroportos, os estacionamentos), o uso de máscaras faciais deve seguir as recomendações das autoridades locais.
Contudo, nas áreas acesso controlado dos aeroportos (como as áreas de embarque e dentro das aeronaves), o ingresso por viajantes e funcionários deve seguir a obrigatoriedade de uso de máscaras faciais, reitera a nota técnica divulgada hoje.
De acordo com a agência, os decretos municipais ou estaduais que dispensaram ou alteraram o uso de máscaras “não afetam as regras estabelecidas pela norma da Anvisa”.
Desde 2020, uma resolução da agência regulatória obriga o uso de máscaras faciais em aeroportos e aeronaves, seja por viajantes, seja por trabalhadores.
“A Anvisa reitera que o uso de máscaras faciais nos ambientes de acesso controlado dos aeroportos (como as áreas de embarque) e dentro das aeronaves é uma medida para diminuir o risco de transmissão da Covid-19, especialmente porque são ambientes onde não é possível a manutenção do distanciamento físico”.
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: G1