protesto

Advogados protestam em frente à OAB e pedem reestruturação da entidade

Um grupo de 12 advogados protestou em frente ao Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), nessa quinta-feira (5/10).

Foto: Divulgação

Um grupo de 12 advogados protestou em frente ao Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), nessa quinta-feira (5/10).

Representando o Movimento 162 – ADV, os profissionais protocolaram um manifesto no qual pedem a reestruturação da entidade.

“Ao passo em que comemoramos hoje, 05 de outubro de 2023, os 35 anos da Constituição Federal da República de 1988, entendemos que a maior instituição civil brasileira, órgão sui generis no cenário jurídico nacional, com quase 1,3 milhão de inscritos, a Ordem dos Advogados do Brasil, tem o dever de resgatar seu protagonismo e seguir cumprindo com as missões que lhe são atribuídas pela própria Carta Magna, quais sejam: representar a advocacia e executar suas finalidades institucionais e constitucionais”, diz trecho do documento.

Segundo os advogados, atualmente, há “afastamento da advocacia dos tribunais”, “violação de prerrogativas”, “ausência de apoio e defesa à jovem advocacia”, “evidente ausência de transparência na administração das eleições” e “ausência de independência de subseções”, situação que “revela ser indispensável a reestruturação do Sistema OAB”.

 

Fonte: Metrópoles
Créditos: Polêmica Paraíba