Um adolescente de 14 anos morreu vítima de um choque elétrico na sexta-feira (16) em Garanhuns, no Agreste de Pernambuco. De acordo com testemunhas, o jovem identificado como Douglas Raphael Porto Souza sofreu uma descarga após tentar retirar o celular da tomada.
A vítima estava ajudando o pai a lavar a casa e, com os pés molhados e descalço, foi desconectar o aparelho da tomada. Em seguida, ele sofreu o choque.
O adolescente foi levado para o Hospital Regional Dom Moura. Ao G1, o serviço social da unidade de saúde informou que os médicos tentaram reanimar Douglas, mas ele não resistiu.
Outro caso
Em janeiro deste ano, Gercica Bárbara da Trindade, de 30 anos, morreu vítima de um choque elétrico em Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste de Pernambuco. De acordo com a Polícia Militar, ela havia colocado o celular para carregar e recebeu uma descarga elétrica enquanto usava o aparelho.
A tia da vítima, Ana Maria Trindade, conversou com o G1 e disse que já tinha pedido para a sobrinha jogar o carregador do celular no lixo. “Ela conversou comigo e falou que tinha levado dois choques no mesmo carregador. Na hora eu falei pra ela jogar esse negócio [carregador] fora, porque isso era um aviso de Deus”, falou.
Hoje em dia o celular tem muitas funções e acabamos ficando com ele na mão por muito tempo, mas ainda há quem use o aparelho colado à orelha, para receber e fazer ligações.
Renato Santos, professor de eletrotécnica, diz que o ideal é tirar o aparelho do carregador para atender uma chamada. “Ao atender o telefone, lembre de desconectar do plug. Se precisar carregar, conecte novamente, mas é sempre importante desconectar ao usar”.
Fonte: G1
Créditos: G1