Vivemos atualmente em uma grande disrupção tecnológica, em vários seguimentos, na indústria Crypto. O avanço da Criptoeconomia, a adoção nacional e internacional das principais instituições financeiras, e dentro dessa tecnologia que pode ser aplicada à criptoeconomia, existe o Blockchain, que ganhou notoriedade em 2008 na criação do bitcoin, por Satoshi Nakamoto. Sendo criada em 1991 por Stuart Haber e W. Scott Stornetta, inicialmente o projeto envolveu a criação de uma rede de blocos protegidos criptograficamente, onde ninguém poderia adulterar o registro de data e hora dos documentos. Em 1992, eles atualizaram seu sistema para incorporar árvores Merkle que aumentavam a eficiência, permitindo a coleta de mais documentos em um único bloco.
Em termos simples, o Blockchain é um serviço de registro distribuído no formato “peer-to-peer” (de pessoa para pessoa) que é seguro e usado para gravar transações monetárias em sua rede descentralizada de computadores. O conteúdo do registro só pode ser atualizado adicionando outro bloco vinculado ao bloco anterior. O banco de dados criado é compartilhado entre os participantes da rede de maneira transparente, onde todos podem acessar seu conteúdo, que em seu interior, pode ser formado por transações financeiras, informações de dados, imagem JPG, vídeos, ou qualquer informação digital.
Bem, você entendendo um pouco mais sobre o que é a tecnologia Blockchain, vamos trazer sobre uma das aplicações para a indústria e em alguns outros seguimentos, que é a rastreabilidade do Blockchain para varios seguimentos. Ela é basilar para todos os processos de fabricação de um produto, na linha de montagem, para monitorar os dados de produção, para controlar a qualidade alcançando o setor de vendas. Já para a logística, um uso de sua aplicação, e a localização do produto de forma a facilitar a cadeia produtiva até sua entrega, no pós-venda auxilia na credibilidade da marca, uma vez que o consumidor consegue consultar todo o histórico do produto. O Blockchain permite esse rastreamento em tempo real de todo o processo de fabricação, de maneira que chegue até o consumidor de forma confiável e inviolável, trazendo segurança para o consumidor final.
O Blockchain oferece visibilidade do princípio ao fim quando se trata do envio de bens; cada evento relacionado com certo produto-dado (seja em produção, processamento, transporte, armazenamento e/ou entrega) é registrado em transação em Blockchain, utilizando a tecnologia estará eliminando a papelada, que sem dúvidas também contribui para o meio ambiente, também são implementados controles inteligentes através de Smart contracts que são contratos com execução automática, com acordos pré estabelecidos, onde não pode ser feito alterações de manera unilateral. Também o Blockchain oferece escalabilidade trazendo soluções imediatas conforme o aumento de demanda de entregas, outro ponto também elimina a necessidade de auditoria pois todos os dados entregues são seguros, verificados e imutáveis.
Podemos destacar vários setores, aonde podemos implementar a aplicabilidade da tecnologia Blockchain, desde a senhora que planta hortaliças e deseja fazer toda a cadeia de rastreamento do seu produto, levando para o consumidor final um produto, confiável, passando por todas as etapas de higienização, sem agrotóxicos, e contendo ali, todas as informações desde o plantio até a colheita, através de um QR Code, onde o consumidor final terá a validade de que realmente está consumindo um produto 100% orgânico.
Podemos citar vários exemplos de aplicação da tecnologia blockchain, sendo eles no setor agrícola, pecuário, setor de roupas, indústria imobiliária, setor de peças de madeira. São infinitas as empresas que podem utilizar a tecnologia Blockchain, para agregar ainda mais o valor e exclusividade ao seu produto.
Agora ficou claro para você a potencialidade do alcance desse tecnologia Blockchain ? Qual aplicação você pensou ?
Eu sou Yuri Silva, esse é o nosso momento inteligência Crypto.
Fonte: Yuri Silva
Créditos: Yuri Silva