“Não é um 7 de setembro usual”. É assim que o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Distrito Federal (Abih), Henrique Severien, definiu o feriado prolongado da semana que vem. Isso porque a taxa de ocupação na maioria dos hotéis do Plano Piloto já está em 97% para segunda (6) e terça-feira (7).
“Para esse feriado, não existe nada semelhante na história”, assegurou Henrique Severien. O cenário é o mesmo para os hotéis mais afastados da área central da capital. Nas regiões administrativas, cerca de 70% dos apartamentos estão ocupados. “É mais ou menos o que ocorre quando há jogos internacionais de futebol com grande mobilização”, explica o empresário.
As informações são do site R7.
No entanto, a procura é menor por diárias para os dias 7 e 8: oscila entre 75% e 80% de ocupação. Segundo Severien, muitos dos turistas estão vindo a Brasília atraídos pela mobilização para manifestações marcadas para o Dia da Independência. “Não é um público que vem celebrar o momento cívico, não temos isso no nosso histórico. Vem para se posicionar em relação ao momento que vivemos”, destaca.
Em um hotel localizado na Asa Sul, 90 quartos foram ocupados por reservas de um único grupo de manifestantes apoiadores do presidente Bolsonaro. Eles vão desembarcar na capital no sábado (4) e estão vindo em três ônibus. “A surpresa foi o pessoal vir para Brasília por causa da manifestação”, diz a gerente Socorro Martins. O hotel está com lotação máxima até 10 de setembro.
O Aeroporto Internacional de Brasília espera um aumento de 43% de pousos e decolagens e maior fluxo de pessoas em comparação ao feriado de Corpus Christi, no dia 3 junho. A estimativa é que 225 mil passageiros transitem no terminal.
Fonte: R7
Créditos: R7