verão

6 benefícios de tomar sol que vão além da vitamina D

Foto: Getty Images

Tomar sol, tomando os devidos cuidados para se proteger dos raios ultravioleta, é prazeroso e faz bem para a saúde. Afinal, a luz solar é uma fonte rica de Vitamina D, importante para o sistema imunológico e para os ossos. Porém, estudos recentes já mostraram que os benefícios do sol vão além e são diversos.

Incluir alguns minutos de banho de sol, em horários em que a incidência de raios solares não é tão forte (como pela manhã, até às 10h, e no final da tarde, a partir das 16h), pode te ajudar a ter mais disposição ao longo do dia, te proteger de problemas cardiovasculares e, até mesmo, prevenir contra o câncer. A seguir, listamos seis benefícios que a luz solar oferece para a saúde, além de fornecer Vitamina D, e que você, talvez, ainda não conhecia. Confira:

Melhora a qualidade do sono

Sabia que se expor à luz solar pela manhã te ajuda a ter um sono de maior qualidade à noite? Isso acontece porque a luz solar ajuda a regular o ciclo de sono, fazendo com que o organismo entenda melhor quando é a hora de dormir e quando é a hora de acordar, conforme indica um artigo publicado no periódico acadêmico Environmental Health Perspectives.

Por isso, é interessante se expor ao sol nas primeiras horas após acordar, pois a luz solar irá reduzir a produção de melatonina, diminuindo o sono e aumentando a disposição. Ao anoitecer, o corpo volta a produzir o hormônio em maior quantidade e de maneira mais rápida, evitando episódios de insônia e melhorando a qualidade do sono. Inclusive, esse é o motivo pelo qual é interessante manter um ambiente escuro ao dormir.

 Melhora a saúde cardiovascular

Os raios solares também podem melhorar a vasodilatação, facilitando a circulação sanguínea. Com isso, a exposição ao sol pode reduzir o risco de doenças cardiovasculares, conforme indica um estudo publicado no Journal of Internal Medicine em 2016.

Na pesquisa, os cientistas recrutaram 29.518 mulheres suecas e as acompanharam por 20 anos. Ao final do estudo, eles notaram que aquelas que se expunham regularmente à luz solar tinham um menor risco de desenvolver doenças cardiovasculares, em comparação com aquelas que evitavam a exposição solar, cuja expectativa de vida foi reduzida entre 0,6 e 2,1 anos.

Um outro estudo, publicado no jornal científico BMC Geriatrics em 2021, foi realizado com 61 idosos com demência e com hipertensão leve. Os pesquisadores constataram que a exposição solar duas vezes por semana durante seis meses reduziu a pressão arterial a curto prazo.

 Fortalece o sistema imunológico

Os raios UVA e UVB também são capazes de fortalecer o sistema imunológico. Isso acontece porque os raios solares estimulam a produção de células T, linfócitos responsáveis pela defesa do nosso corpo contra infecções. Com isso, a exposição solar moderada e nos horários corretos pode reduzir infecções, como gripes e resfriados.

Além disso, por fortalecer o sistema imunológico, tomar sol também pode proteger contra doenças dermatológicas relacionadas à imunidade, como psoríase, vitiligo e dermatite atópica. Para somar, por melhorar a circulação sanguínea, como vimos anteriormente, a luz solar também pode ajudar o corpo a eliminar toxinas e substâncias nocivas.

Combate os sintomas da depressão

Estudos recentes mostram que a luz solar estimula a produção de serotonina, o hormônio da felicidade. Além disso, quando o corpo entra em contato com os raios solares, há a maior produção de endorfina, que promove sensação de bem-estar.

Não à toa, existe um tipo de depressão que se chama “depressão sazonal”. São episódios de tristeza relacionados ao inverno, que ocorrem devido à baixa exposição à luz solar. Essa é uma condição bastante comum em países do hemisfério norte, onde o inverno é rigoroso.

Aumenta a libido em homens e mulheres

É isso mesmo que você leu: tomar sol pode aumentar a sua libido. Essa é uma conclusão feita por uma pesquisa publicada pela revista científica Cell Reports. Os pesquisadores recrutaram 32 adultos e os expuseram a diferentes níveis de radiação ultravioleta proveniente da luz solar. Eles ficaram dois dias evitando a luz solar e, posteriormente, tomaram sol por 25 minutos.

De acordo com o estudo, os participantes do sexo feminino e masculino ficaram mais excitados sexualmente após a exposição solar. Os cientistas, então, descobriram que a exposição aos raios solares aumenta os níveis de hormônios sexuais em ambos os gêneros. Isso acontece porque uma proteína presente nas células da pele causa mudanças hormonais, fisiológicas e comportamentais ao tentar proteger o DNA de ser danificado pela luz solar.

Previne alguns tipos de câncer

A exposição à luz solar, quando feita de maneira segura, pode prevenir alguns tipos de câncer. Evidências recentes indicam que tomar sol regularmente pode contribuir para a prevenção do câncer de cólon, mama, próstata, linfoma não-Hodgkin, além de esclerose múltipla, hipertensão e diabetes.

Porém, é preciso evitar a exposição solar excessiva e em horários em que a incidência de raios UVA e UVB é muito intensa. Nesses casos, há um maior risco de desenvolvimento de melanoma, um tumor maligno que acomete a pele, além do trato gastrointestinal, membranas mucosas e genitais.

Cuidados necessários antes de tomar sol

Use filtro solar e escolha o fator de proteção solar (FPS) de acordo com o tempo de exposição solar. O mínimo recomendado pelos dermatologistas é 30;

Evite sol das 10h às 16h;

Tome cuidado com bronzeadores, pois eles podem favorecer a ocorrência de queimadur

Fonte: Minha Vida
Créditos: Minha Vida