Após um recorde de 1,7 milhão de turistas brasileiros e estrangeiros no Réveillon, a Riotur prepara uma estratégia inédita para manter os visitantes na cidade. Vai promover a abertura do Carnaval, no próximo dia 12, no palco principal montado na Praia de Copacabana para o Ano Novo. A festa contará com show do Bloco da Favorita e a final do concurso da Corte Real, que vai eleger o Rei Momo e a Rainha e a Princesa do Carnaval. A folia só acaba no dia 1º de março.
A expectativa é de um público de 300 mil pessoas no evento de 12 de janeiro, que abre oficialmente o maior Carnaval da história do Rio, com 50 dias de folia. “Como a gente está focado em lotar a cidade com turistas, são ações como essa que comprovam e fortalecem nossa vocação, que é o turismo”, destacou Marcelo Alves, presidente da Riotur.
Na próxima semana, a prefeitura vai detalhar o esquema dos blocos de rua, que se apresentarão na cidade até março. Já os desfiles das escolas de samba acontecem no Sambódromo entre dias 21 e 24 de fevereiro. No dia 29 será o Desfile das Campeãs. A Riotur busca superar o número de turistas no período, que no ano passado foi de 1,6 milhão. “A cidade inteira será ocupada com folia e alegria para que a gente faça mais recordes, mais sucesso e mais movimentação econômica nesse próximo evento”, afirmou Marcelo Alves.
100% DE OCUPAÇÃO
Além do recorde de turistas, o Réveillon deste ano também contou com 100% de ocupação hoteleira na noite da virada, de acordo com pesquisa do Sindicato dos Meios de Hospedagens do Município do Rio de Janeiro (SindHotéis Rio). Copacabana e Leme, na Zona Sul, foram os bairros mais procurados, com 95% de quartos reservados.
Na sequência vieram Ipanema, Leblon, Flamengo e Botafogo, com 94%, além de Barra da Tijuca e o Centro, com 90% de ocupação. A maior procedência é de turistas nacionais — 81%. Entre os internacionais lideraram visitantes da Argentina, Chile e Estados Unidos. “É uma grande vitória para o Rio de Janeiro”, reiterou o presidente da Riotur.
Ano Novo movimenta a economia do Rio
O Réveillon, que reuniu 2,9 milhões de pessoas só na Praia de Copacabana, injetou na economia do Rio cerca de R$ 3 bilhões.
“É um consumo significativo na cidade, nos hotéis, nos bares, restaurantes, shoppings e, quanto mais consumo, mais emprego. Esses grandes eventos proporcionam empregos diretos e indiretos, rápidos, imediatos. Esse é o nosso foco para que o Rio saia da crise imediatamente e a gente possa ter, no ano
inteiro, esse volume de empregos e de movimentação”, pontuou Marcelo Alves.
De acordo com a Riotur, os números promissores não se limitaram ao período do Ano Novo. Entre os meses de janeiro e novembro de 2019, o Rio registrou aumento de 12% no desembarque de passageiros no Píer Mauá e de 5% na rodoviária. O fluxo de visitantes em pontos turísticos também aumentou. O crescimento da visitação no Trem do Corcovado atingiu 17%. No Pão de Açúcar chegou a 7%.
Fonte: Meia Hora
Créditos: Meia Hora