Desde o fim do ano passado, a vida de quem precisa fazer transferências bancárias ficou mais fácil. Foi quando o Banco Central lançou o PIX, sistema de pagamentos instantâneo e de forma gratuita. Quase 8 meses depois do lançamento, a análise do Banco Central (BC) é que aproximadamente 46% da população adulta do Brasil já usou o Pix em algum momento. A declaração foi feita pelo presidente do BC, Roberto Campos Neto, nesta quinta-feira (1º).
“Desde o seu lançamento, cerca de 73 milhões de brasileiros usaram o Pix, seja para pagar ou receber. Ou seja, cerca de 46% da população adulta do Brasil já usou o Pix em algum momento“, afirmou Campos Neto. O sistema de pagamentos do BC foi lançado em novembro de 2020. Atualmente, registra 254,3 milhões de chaves cadastradas, sendo 87,8 milhões de usuários pessoas físicas e 5,8 milhões de empresas.
Ele destacou que a modalidade de pagamento superou as operações de TEDs, DOCs, cheques e boletos. Disse ainda que outras funcionalidades da tecnologia, como o Pix Saque e o Pix Troco, serão ofertadas ao público no 2º semestre de 2021.
https://www.polemicaparaiba.com.br/politica/cobranca-pelo-pix-texto-da-reforma-tributaria-abre-brecha-para-tarifa-sobre-transacoes-financeiras-entenda/
Fonte: Poder360
Créditos: Polêmica Paraíba