Blogs

TVMaster/LGLuz: Cida encosta na reta final e já ameaça Cartaxo

3f7503964461426o7ot2661_foto

A TV Master divulgou nesta terça-feira, 27, pesquisa de intenção de voto para prefeito de João Pessoa realizada pelo Instituto LGLuz. De acordo com os números, o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PSD), segue em primeiro lugar com 42,1%, seguido pela candidata Cida Ramos (PSB), que aparece com 34,7%. Charliton Machado (PT) tem 2,2% e Victor Hugo (PSOL) apresentou 0,8%. 4,4% disseram que não votariam em nenhum dos candidatos; Branco e Nulo somam 4,6%; não souberam responder 6,8% e 4,4% não responderam.

 

Tomando como base os números apresentados pela TV Master/LGLuz, o cenário e de acirramento claro na reta final de campanha com uma diferença entre Cartaxo e Cida de pouco mais de 7%, que significa dizer que pela primeira vez, a socialista já ameaça o prefeito que disputa reeleição.

 

Levando em conta a margem de erro de 2,9% para mais ou para menos, e ainda o alto índice de indecisos, a disputa na Capital chega a reta final totalmente aberta, com possibilidade de vitória no primeiro turno para qualquer dos dois principais lados, como um já muito provável segundo turno.

 

A redução da diferença de Cida para Cartaxo pode ser explicada pela visível melhora do desempenho da socialista nas entrevistas e debates, pela definição do voto dos indecisos a medida que o dia do eleição se aproxima e é natural que a maioria dos indecisos se direcione para candidaturas de oposição, uma vez que quem vota no candidato a reeleição já teria seu voto definido, mas o fator mais importante foi a entrada do governador Ricardo Coutinho, padrinho político de Cida, com força total na campanha.

 

Gostem ou não, o governador Ricardo Coutinho pode ser considerado hoje um fenômeno, por estar em seu segundo mandato, em tempos de crise econômica severa, crise hídrica mais severa ainda e a mesmo assim, ostentar números de aprovação astronômicos em todo estado, mas principalmente no seu principal reduto eleitoral.

 

É claro que a transferência de voto nunca será de 100%, mas não tenham dúvidas, que o crescimento de Cida e fruto muito da condição de “super-eleitor” de Ricardo.

 

Os méritos de Cida

 

É claro também que apesar do forte padrinho político, a candidatura do PSB não alcançaria voo tão alto não fosse a determinação de Cida. Sem desmerecer as qualidades do candidato que foi substituído, o brilhante João Azevêdo, Cida agarrou a oportunidade de tentar ser prefeita de João Pessoa, com a mesma garra que superou todas as dificuldades que a vida lhe impôs.

 

O resultado é: numa campanha totalmente a típica, onde todos os aspectos e nuances beneficiam seu principal adversário, ela chegará ao dia da eleição em pé de igualdade na disputa.

 

Dados da pesquisa:

 

A pesquisa foi registrada sob o número 00671/2016 e foi realizada entre os dias 22 e 24 de setembro ouvindo 1200 eleitores em 44 bairros da Cidade de João Pessoa. A margem de confiança é de 95% e a margem de erro é de 2,9%.