Blogs

As entrelinhas dos discursos de Ricardo e Gervásio mostram sintonia rumo a 2018

As entrelinhas dos discursos mostram que, apesar de muita água ainda para rolar em baixo da ponte, o presidente da ALPB se prepara e está sendo preparado para ser o candidato a sucessão de Ricardo em 2018.

t1834318674051311fo5o868_foto

Não passou em branco para os mais atentos ontem durante a posse do deputado estadual, Gervásio Maia (PSB), na presidência da Assembleia Legislativa da Paraíba, trechos e frases nos discursos do governador Ricardo Coutinho e do próprio Gervásio Maia. As entrelinhas dos discursos mostram que, apesar de muita água ainda para rolar em baixo da ponte, o presidente da ALPB se prepara e está sendo preparado para ser o candidato a sucessão de Ricardo em 2018. As falas dos dois se completaram e pareciam conversar numa mesa direção.

O primeiro fato a se destacar é sem sombra de dúvidas o poder de mobilização e articulação de Gervásio, que transformou um ato protocolar de posse em um evento político com a presença de lideranças e vários prefeitos de praticamente todas as regiões do Estado. O espaço ficou pequeno e fora da sala de Consertos onde ocorreu a posse, pelo menos outro tanto de pessoas, acompanhara por telões do lado de fora.

Ao se iniciar as falas, o governador Ricardo Coutinho passou historiar sobre o histórico familiar de Gervásio que tem o ex-governador João Agripino como avô e o ex-presidente da ALPB, Gervásio Maia, como pai, como se atestasse o “pedigree” de quem pode ir mais além. Destacou por algumas vezes, a coragem, característica marcante do avô e do pai do novo presidente, como se dissesse que Gervásio não pode negar as raízes se for convocado a uma missão maior em 2018.

Para finalizar, Ricardo Coutinho enfatizou mais uma vez que a Paraíba está mudando. “Eu tenho uma confiança enorme, Gervásio, que com sua juventude, a sua determinação e a sua coragem de fazer aquilo que precisa ser feito, nós vamos dar continuidade a esse processo de modernização e mudança da mentalidade política, para que alguns tempos de muita conversa e pouco trabalho, jamais retornem para o nosso Estado”, finalizou.

Já o discurso de Gervásio interagiu muito bem com o do governador. Ele fez um afago na militância do partido: “Sinto-me como se estivesse uma vida inteira no PSB. Sou grato a essa militância que me deu abrigo, mas sobretudo me deu morada”.

Em seguida, após os agradecimentos, Gervásio meio que respondeu a provocação de Ricardo sobre coragem: E se necessário for combater o bom combate, combate das boas e grandes lutas, lutas pela democracia e para um futuro melhor, repito e repetirei quantas vezes for necessário, o nosso povo, os nossos filhos e netos, e as próximas gerações não merecem que a Paraíba volte ao passado”.

No fim do pronunciamento, Gervásio Maia, praticamente se colocou a disposição do PSB e do governador para missões futuras: “É com coração repleto de alegria, senhoras e senhores, que assumo o cargo de presidente da Assembleia Legislativa do Estado da Paraíba, com a certeza que a nossa missão, não acaba aqui”.