A Prefeitura de Conde realizou, nesta sexta-feira (10), o primeiro Torneio Municipal de Robótica – Robot Conde – para estudantes da rede municipal de ensino com o intuito de estimular o desenvolvimento de habilidades e competências nos alunos condenses para um dos mercados que mais cresce na indústria.
28 equipes de 8 escolas, formadas por estudantes dos ensinos fundamentais I e II, do 5º ao 9º ano, disputaram o torneio conforme a fase escolar. Segundo os organizadores, o evento foi dividido em 3 momentos:
Etapa 1: Nessa etapa os alunos foram desafiados a desenvolver uma mesa com as ferramentas, peças e tempo disponíveis;
Etapa 2: Foi pedido que cada equipe projetasse uma ponte que suportasse o peso estipulado pela organização;
Etapa 3: Essa última etapa testou o raciocínio lógico dos participantes de maneira descontraída e dinâmica. Foi apresentada uma pista de obstáculos onde cada equipe deveria subir e resgatar um objeto que fazia vez de vítima, e leva-lo a um ambiente seguro.
A escola Maria Eunice do Egito Souza, localizada na Salsa, teve a maior vantagem entre os competidores do ensino fundamental I. Faturaram o primeiro e o terceiro lugar. O segundo lugar foi para uma equipe da escola José Mariz, de Jacumã.
O primeiro lugar entre as equipes vencedoras dos anos finais (fundamental II) foi para a escola Noêmia Alves, do centro da cidade; o segundo para a escola Manoel Paulino, na Pousada do Conde; e o terceiro lugar para escola João Gomes Ribeiro, do loteamento Nossa Senhora da Conceição.
Segundo a organização, as equipes vencedoras tanto dos anos iniciais quanto dos anos finais se submeterão a um torneio de abrangência nacional, já em janeiro, que classificará 3 equipes para participar de um torneio mundial de robótica previsto para junho de 2022.
A cidade de Conde tem mantido um programa inovador de incentivo a tecnologia de crianças e jovens. Além de incentivar o interesse por engenharia, as oficinas ministradas pela prefeitura tem estimulado o aprendizado de raciocínio lógico e computação.
Fonte: BLOG DO NINJA
Créditos: Polêmica Paraíba