Preocupado com a situação da Saúde nas cidades polarizadas por Catolé do Rocha, no Sertão da Paraíba, o deputado estadual Galego Souza (Progressistas) apresentou um requerimento na Assembleia Legislativa, pedindo que o governo do estado providencie leitos de UTI para o Hospital Dr. Américo Maia de Vasconcelos, o Regional de Catolé do Rocha.
Galego fez o apelo e cobrou urgência já que a referida unidade de saúde é o único hospital regional da Paraíba que não possui leitos de UTI para tratamento da covid-19.
De acordo com o parlamentar, as pessoas acometidas da doença que necessitam ir para a UTI, estão sendo remanejadas para outras cidades do Sertão, porém não há mais vagas nos outros hospitais e a fila cresce.
“A população dessa região está sofrendo muito, essa nova onda da covid-19 tem atacado muito a população dessa região e o único hospital regional é o de Catolé do Rocha que não tem sequer um leito de UTI e quando alguém precisa, está sendo removido para outros hospitais do Sertão” detalhou.
O deputado pediu a sensibilidade do governador João Azevêdo e do secretário de Saúde Geraldo Medeiros para que atendam o seu pedido e providenciem o quanto antes os leitos de UTI para o hospital.
“Peço a sensibilidade do governo para que veja com melhor olhos essa região polarizada por Catolé. Nós estamos perdendo vidas por falta de assistência. Não tem mais vagas nas UTIs da região então é um pedido urgente para que o governo do estado se sensibilize com o povo que está sofrendo, morrendo. As pessoas procuram assistência, ficam em casa esperando e a assistência não vem e acabam falecendo por falta de UTIs e até de medicamentos” lamentou Galego, complementando:
“Faço o pedido para que a Mesa Diretora encaminhe para o governado e secretário de saúde para que eles possam saber e entender melhor a situação da nossa região. Eu como representante do povo sou cobrado todos os dias sobre isso porque as pessoas querem e tem o direito de ter um melhor atendimento, nosso povo não é diferente dos de outras regiões que possuem hospitais equipados com UTIs. Faço mais uma vez esse apelo para que urgentemente se monte equipes que possam nos dar melhor assistência aqui na região de Catolé” concluiu.
O requerimento será votado no plenário semana que vem, e será encaminhado à Secretaria Estadual de Saúde.
O Hospital Regional de Catolé do Rocha é referência de atendimento para pacientes de pelo menos 10 cidades, além de municípios vizinhos do Rio Grande do Norte.
Fonte: Blog do Ninja
Créditos: Blog do Ninja