denúncia

Para tentar cobrir rombo, CRC da Paraíba buscou arrecadar R$ 1 milhão com multas contra contadores

Pelo visto as coisas no Conselho Regional de Contabilidade (CRC) da Paraíba estão indo de mal a pior.

Recentemente o Blog do Ninja revelou o resultado de uma auditoria feita pelo Conselho Federal do Contabilidade referente a gestão de 2018 no CRC, que apontou doze irregularidades no item Licitações e Contratos do referido conselho.

Por conta das irregularidades, o Conselho Federal de Contabilidade recomendou que o CRC-PB realizasse os devidos ajustes nas contas de 2018, já que foi verificado um déficit patrimonial e ao que tudo indica o CRC-PB é recorrente nesse ponto.

Uma nova denúncia que chegou ao Blog refere-se a uma tentativa por parte do CRC, de arrecadar R$ 1 milhão em multas contra os profissionais de contabilidade.

Trata-se de regulamentação com novos procedimentos de fiscalização e de denúncia contra o profissional contábil, de autoria do vice-presidente de fiscalização e ética. Na transmissão da reunião mensal dos conselheiros, visualiza-se a apresentação e defesa da medida administrativa pela atual gestão, ficando claro a intenção arrecadatória do projeto. Ponto a ser observado é a pressa e pressão para aprovação do novo regulamento.

Confira no vídeo:

Entenda o caso

O conselho de contabilidade passa por um colapso administrativo e financeiro por isso cria mais um meio de arrecadação, contrariando sua missão que deveria ser de fiscalização orientativa e não simplesmente punitiva.

Fonte: Blog do Ninja
Créditos: Henrique Lima