O jornal O Globo destacou neste fim de semana a possibilidade de reaproximação entre PMDB e PT em diversos estados do Brasil, entre os quais à Paraíba.
Pela Paraíba, se pronunciou o senador Raimundo Lira (PMDB) e defendeu um entendimento entre os dois partidos, a partir do projeto liderado pelo governador Ricardo Coutinho (PSB), que conta com apoio de parte dos peemedebistas e petistas no estado.
“Na Paraíba, o acordo tem viabilidade porque nosso aliado é o PSB, que é correligionário do PT. E nossa relação com o PT estadual também é historicamente boa. As informações que tenho são de que o presidente Lula não faz nenhuma restrição a esse fato”, declarou Lira.
A matéria ressalta que no plano nacional, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai subir no mesmo palanque de pelo menos seis caciques peemedebistas, que até bem pouco tempo classificava como “golpistas”.
Os exemplos mais notórios são os dos senadores peemedebistas Renan Calheiros e Eunício Oliveira, que deram votos favoráveis à saída da ex-presidente Dilma Rousseff (PT).
Além do Ceará e de Alagoas, as conversas entre petistas e peemedebistas estão aceleradas para alianças nas eleições de 2018 em Minas Gerais, Piauí, Sergipe e Paraná.
Embora o Diretório Nacional do PT tenha vetado formalmente alianças com partidos que apoiaram o impeachment, figuras importantes dentro do partido já defendem que a proibição seja revista.
Fonte: O Globo
Créditos: redação O Globo