O Residencial Vista Alegre V, localizado no bairro de Gramame, já começou a receber as famílias que foram contempladas com um apartamento. Os primeiros moradores começaram a chegar ainda na manhã desta quarta-feira (22), onde foram recebidos pela equipe de trabalho técnico e social da Secretaria Municipal de Habitação (Semhab), que vai manter um plantão durante os próximos dias. O residencial foi entregue nesta terça-feira pelo prefeito Cícero Lucena e pelo ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho.
A secretária de Habitação de João Pessoa, Socorro Gadelha, explicou que o plantão social tem como objetivo receber as famílias, orientar e encaminhá-las para seus apartamentos, já que a maioria das pessoas não tinha o hábito de morar em condomínio e precisa de ajuda para se adaptar e se organizar. “O plantão vai permanecer pelo tempo que for necessário e nós também vamos acompanhar as 192 famílias através do Programa Pós Ocupacional durante o período de um ano, com a promoção de atividades físicas, recreativas e esportivas e também vão ser oferecidos cursos de qualificação e capacitação profissional, além de um reforço escolar para os jovens e as crianças”, afirmou.
Os apartamentos contemplam moradores de áreas de risco, de locais insalubres ou que recebiam aluguel social. Cada uma das 192 unidades, divididas em 16 blocos, conta com sala, cozinha, banheiro, área de serviço e dois quartos. Todas as unidades do andar térreo são adaptadas para pessoas com dificuldade de locomoção.
Dentre os novos moradores, está a Jucicleide Avelino da Silva, que morou durante quase 5 anos na ocupação Irmã Dulce, no bairro das Indústrias, e agora vai viver com os quatro filhos no apartamento construído pelo programa habitacional da Prefeitura de João Pessoa. “Foram quase cinco anos de sofrimento que agora chega ao fim, o que nos dá a certeza que estamos começando uma vida nova com perspectiva de melhorias para toda minha família. Aproveito para agradecer ao prefeito Cícero Lucena e a secretária Socorro Gadelha, além de toda equipe de assistentes sociais da Semhab que vem acompanhando a gente há muito tempo”, observou.
Lorraine Silva também morava na ocupação Irmã Dulce e agora vai morar no bloco VI do Residencial Vista Alegre V. Ela lembra que chegou na ocupação nos primeiros dias e foram anos de sofrimento, mas a luta foi recompensada com uma moradia. “Esse vai ser o melhor Natal da minha vida e eu nunca vou esquecer o dia de hoje, quando tive o meu sonho realizado e agora tenho onde morar com conforto”, declarou.
Quem também já está de casa nova é o autônomo Luciano da Silva Lins, que morava de aluguel no conjunto dos Funcionários II há 14 anos. “Quando eu recebi a chave, não tive dúvida, vou passar o Natal no meu apartamento e imediatamente comecei a providenciar a mudança. Agora, eu posso dizer que moro com minha mulher e meus dois filhos no que é meu, um presente que a Prefeitura de João Pessoa me deu nesse Natal”, disse.
Fonte: BLOG DO NINJA
Créditos: Polêmica Paraíba