“Destemperada e despreparada”. Foi com essas palavras que o secretário de Saúde do Governo da Paraíba, Geraldo Medeiros, classificou a médica pneumologista Maria Enedina Claudino, que tem denunciado existência de subdiagnósticos na Paraíba e ainda provocado uma situação de pânico na população por conta da pandemia.
Geraldo assegurou que a Paraíba está preparada para receber casos da doença e que tem, inclusive, sido elogiada por ter se antecipado às medidas de prevenção necessárias. Na tarde desta quarta-feira (18) o primeiro caso da doença foi confirmado no Estado. Um óbito de uma mulher de 39 anos é investigado.
“Nós estivemos ontem em um debate no CRM e essa colega esteve lá. É uma destemperada, uma despreparada para um momento como este, de saúde pública de preocupação. Está transmitindo pânico para população desnecessariamente. Ela não sabe da realidade e do empenho que está sendo tido como todos os servidores da Secretaria de Saúde no sentido de proporcionar a assistência a saúde adequada no momento que precisar”
Na Paraíba, desde fevereiro que um plano estratégico foi elaborado para o enfrentamento da doença com disponibilização de leitos e pouco mais de 590 respiradores.
“A projeção se for repetido o cenário da China e da Itália, é que vamos precisar de 82. O aspecto de não sair o resultado imediato não modifica em nada o manuseio e os cuidados com o paciente. Cerca de 80% dos pacientes serão tratados em casa e apresentarão sintomas leves de uma gripe comum. Só 15% vai precisar de atendimento hospitalar e menos de 5% precisará de cuidados intensivos. A Secretaria de Saúde da Paraíba está pronta para enfrentar o coronavírus e ontem inclusive fomos elogiados pelo Ministério da Saúde”, ressaltou.
Atualmente há 80 casos suspeitos no Estado.
Fonte: Blog do Ninja
Créditos: Henrique Lima