em meio a pandemia

Deputado Tião Gomes parabeniza Educação da Paraíba por obter melhor nota no ensino remoto do país

Deputado Tião Gomes parabeniza Educação da Paraíba por obter melhor nota no ensino remoto do país

O vice-presidente da Assembleia Legislativa do Estado, Tião Gomes, parabenizou o governador João Azevêdo e o secretário de Educação estadual, Cláudio Furtado, pela conquista da melhor nota do Brasil em ensino remoto pela Paraíba durante a pandemia do Coronavírus (Covid-19).

O desempenho da Paraíba ganhou repercussão nacional e foi pauta de uma matéria no Jornal Nacional, da Rede Globo de Televisão na noite nesta segunda-feira (27).

O estado alcançou a melhor nota do país – 8,9 – no Índice de Ensino à Distância (IEAD), em avaliação feita pela Rede de Pesquisa Solidária (RPS), integrada por pesquisadores de várias instituições que avaliaram a oferta do ensino remoto aos alunos durante a pandemia.

Tião Gomes ressaltou que mesmo com um orçamento menor que outros estados, a Paraíba conseguiu dar exemplo de como valorizar o aprendizado e criou ferramentas importantes para conectar professores e alunos, a exemplo da Plataforma Paraíba Educa, além da TV Paraíba Educa, que disponibiliza aulas pela televisão aberta que alcança 45 municípios, 296 escolas e 150 mil alunos; e ainda o Programa Paulo Freire, que tem por objetivo promover a inclusão digital dos educadores através da cessão de computadores portáteis para todos os professores ativos da Rede Estadual de Ensino.

“Uma importante conquista para o nosso estado que mostra a atenção do secretário Cláudio Furtado e do governador João Azevêdo em manter a qualidade e valorização do ensino, durante esse período de pandemia”, destacou o parlamentar.

De acordo com a reportagem apresentada pelo jornalista Renato Biazzi, a Paraíba foi a “grande surpresa” do estudo realizado pela RPS, tendo em vista o orçamento modesto. “Gastou em tecnologia o dinheiro economizado com o fechamento das escolas”, comentou. Vale salientar que as demais melhores notas ficaram com Estados com maior orçamento, a exemplo de São Paulo, que criou um centro de mídias com cinco estúdios e transmissão de 23 horas de aulas por dia.

A pesquisa realizada pela RPS analisou em todos os Estados a oferta dos meios e canais adequados para os estudantes acompanharem as aulas em casa e garantir o acesso dos alunos ao conteúdo. Para isso, foram utilizados decretos, protocolos e gastos em educação de cada estado, gerando o Índice de Educação a Distância, com notas de zero a 10.

Fonte: Blog do ninja
Créditos: Polêmica Paraíba