valorização

Prefeitura de Conde realiza concurso nacional para escolher projeto de revitalização da área central da cidade

A Prefeitura de Conde lançou na tarde desta quinta-feira (9) o seu primeiro Concurso Nacional para escolha de Projeto de Urbanismo e Arquitetura 

A Prefeitura de Conde lançou na tarde desta quinta-feira (9) o seu primeiro Concurso Nacional para escolha de Projeto de Urbanismo e Arquitetura destinado à Requalificação da Área Central da cidade, onde se revela a maior efervescência da vida urbana da região e se concentram importantes equipamentos públicos.

Será elaborada uma proposta de intervenção para uma área de aproximadamente 14.266,00 m² e desenvolvidos projetos de urbanismo, paisagismo, infraestrutura urbana, e dos equipamentos públicos e mobiliário urbano.

A área definida como objeto do concurso é a região que concentra a maior quantidade de áreas livres e equipamentos públicos implantados dentro do perímetro urbano de Conde, como mercado, escolas, praças, igrejas, feira livre, serviços de transporte e repartições públicas. Dentre eles, as praças Pedro Alves e Antônio de Sousa Santos, juntamente com as ruas Domingos Maranhão e Nossa Senhora da Conceição, apresentam expressivos potenciais urbanísticos e abrigam relevantes eventos sociais da cidade.

De acordo com o Edital, o projeto vencedor do concurso deverá promover a integração da área com o entorno por meio da continuidade de caminhos para o fluxo de pessoas e veículos motorizados ou não, buscando aperfeiçoar o sistema de circulação estimulando a mobilidade ativa a partir do compartilhamentos de vias, criação de ciclovias e passeios públicos, de modo a oferecer conforto e segurança aos usuários.

Entre as diretrizes para a elaboração do projeto, estão ainda, a promoção de uma melhor interface entre os espaços de uso privado e público no tratamento dos passeios, e a valorização dos elementos naturais e paisagísticos. Além disso busca-se efetivar os espaços de convívio e permanência, qualificando as relações de uso do espaço e garantindo a vitalidade urbana.

O Secretário de Planejamento, Flávio Tavares, afirmou que por si só o significado simbólico das áreas centrais justificam a realização de um Concurso Público, por se tratar de um bem de interesse coletivo e pela pluralidade de soluções que podem ser apresentadas para uma mesmo ambiente, democratizando e qualificando o resultado final do espaço construído. Flávio também ressaltou que a Secretaria tem planejado esta reurbanização há muito tempo, e já tem a execução da obra programada para o próximo ano, com recursos próprios garantidos.

“A proposta que melhor represente a materialização das diretrizes apontadas pelo Edital, analisada do ponto de vista da viabilidade urbanística, técnica e econômica será escolhida por um júri que mescla a presença de técnicos locais, convidados externos e representação popular”, explicou o Coordenador do Concurso Fabiano Melo. O programa definido no Edital foi construído juntamente com a comunidade local em oficina participativa realizada na própria área do concurso, onde também foi eleito o representante popular do júri, Antônio Hermínio das Neves Filho (Toinho do Quiosque). Como membros técnicos do júri estão os(as) Arquitetos(as) e Urbanistas Gilson Paranhos (DF), Zeca Brandão (PE), Aida Pontes (PB) e Raissa Monteiro (PB).

Os valores destinados à premiação do concurso serão de 25mil reais para o primeiro, 15mil para o segundo e 5mil para o terceiro colocado. O valor bruto do contrato a ser firmado entre a Prefeitura de Conde e a pessoa jurídica indicada pelo responsável técnico do Projeto vencedor é de R$ 146.028,91.

A Prefeitura Márcia Lucena disse que espera, com o desenvolvimento dos projetos, que sejam apresentadas soluções de desenho urbano capazes de criar um ambiente seguro e agradável para a circulação de pedestres e para o convívio social dos usuários, com equipamentos que possam alavancar o desenvolvimento social melhorando a qualidade dos espaços públicos e do entorno e que promova o desenvolvimento econômico com o aumento de empregos e incremento das atividades econômicas, comerciais e de serviços no âmbito local.

As inscrições estarão abertas no período de 10 de agosto a 28 de setembro de 2018 e deverão ser realizadas por meio do siteconde.pb.gov.br/concursos/urbanizacentro. O resultado final será divulgado no dia 22 de outubro.

Fonte: Blog do Marcos
Créditos: Blog do Marcos