O delegado da Polícia Federal na Paraíba, paraibano Fabiano Emídio, vai lançar, no próximo dia 27, o livro “Lavagem de Dinheiro e Paraísos Fiscais – A captura da economia pelo crime organizado”. O evento ocorrerá no Tribunal de Justiça da Paraíba, no hall do Pleno, às 17h. A obra será apresentada pelo professor Rômulo Palitot, que assina o prefácio. Na ocasião, o promotor de Justiça Octávio Paulo Neto, coordenador do Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco-PB), também fará uso da palavra. Caberá ao presidente do TJPB, desembargador Joás de Brito Pereira Filho, conduzir a solenidade.
A obra, com 156 páginas, tem o selo da Editora Lumen Juris, e é o resultado da dissertação de mestrado em Direito Econômico, concluído pelo autor no Centro de Ciências Jurídicas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). “Além disso, o trabalho abrange minha experiência enquanto delegado de Polícia Federal, com atuação na área de repressão à corrupção, lavagem de dinheiro e crimes financeiros, e como professor de Direito Penal e Processo Penal”, disse. A pesquisa durou dois anos.
O autor lembra que seu livro também traz os acontecimentos nacionalmente conhecidos, que foram objetos da Operação Laja Jato, e, também, as investigações que presidiu na Polícia Federal na Paraíba, envolvendo o assunto.
De acordo com o autor, o livro servirá, também, como ferramenta de pesquisa para as futuras gerações, por trazer informações de análise, métodos, técnicas e dados referentes à lavagem de dinheiro e suas conexões com os paraísos fiscais, revelando a dimensão nacional e mundial do problema. “Pode servir como um alerta sobre um fenômeno que corrói a economia mundial e mina a confiança nas instituições”, analisou.
Fabiano Emídio é delegado de Polícia Federal há dez anos, professor de Direito Penal e Processo Penal nos cursos de Graduação do Iesp e da Fesp e de pós-graduação do Unipê. Também ministra aulas no Curso de Preparação da Escola Superior da Magistratura (Esma), na Escola Superior do Ministério Público da Paraíba e na Escola Nacional dos Delegados de Polícia Federal.
Fonte: Blog do Marcos Wéric
Créditos: Marcos Wéric