João Agripino, o novo mago e os políticos atuais ...

Por Rui Galdino Filho

JOÃO AGRIPINO 2 doc

Se vivo estivesse o saudoso ex-governador paraibano João Agripino Filho, estaria completando 100 anos de vida neste mês de março. A Paraíba está prestando homenagens merecidas no centenário do “Mago de Catolé”, ou seja, mesmo morto, os paraibanos e outros brasileiros ainda se lembram e tem saudades de João Agripino. Mas, por quê ?

João Agripino era um cidadão de bem, íntegro e honesto. Tinha uma voz vigorosa, era um mago forte e ético, não gostava do que considerava errado, era um homem destemido, respeitoso e respeitado. E acima de tudo tinha AUTORIDADE, ele não era apenas uma autoridade, ele tinha autoridade e sempre enfrentou pessoas e fatos em defesa da Paraíba e dos paraibanos.

O homem deixou grandes obras estruturantes em nosso estado, porém, o seu grande legado foi seu exemplo de vida. Não conheci o “Mago de Catolé”, mas, meu pai o admirava e sempre o elogiava. Se contam muitas histórias da vida e da atuação política de João Agripino, e todas elas nos enche de orgulho e de novas esperanças para um novo tempo. É por isso que a Paraíba está comemorando o centenário deste grande homem que nasceu na Fazenda Cachoeira, município de Brejo do Cruz – PB, batizado e registrado como João Agripino de Vasconcelos Maia Filho,

E dos políticos atuais o que dizer ? O que comemorar ? O que você acha ? NADA ! Simplesmente NADA ! “Nadinha da Silva” ! Que vergonha ! A que ponto chegamos ! Inverta todas as qualidades de João Agripino, que você as encontram nos políticos atuais e dos últimos tempos. Estava jantando na noite de ontem com um casal amigo, e eles me diziam que vão justificar seus votos e não vão mais votar em NINGUÉM. Fiquei perplexo !

 

Segundo o casal, eles não suportam mais nem olhar para a cara, fotos e imagens de políticos atuais. Acham os políticos imorais, desonestos, cínicos, cretinos, interesseiros, sem ideologias, mentirosos, corruptos, caras de pau, etc, etc, etc … E acham a maioria do povo que votam nestes políticos piores que eles. Segundo este casal, quando ligam a televisão ou rádio que tem algum político dando entrevista ou falando alguma coisa, dar mal estar e vontade de vomitar. Puxa vida, a que ponto chegamos ! Será que é isso mesmo ? Será que não existe exceção à regra ?

 

Será que não teremos mais um João Agripino na Paraíba ou no Brasil ? O que está faltando então ? Confesso que fiquei perplexo com o que disseram o casal amigo, tentei ponderar, porém, não teve jeito, aquela realmente era a posição deles com relação aos políticos atuais. Meu Deus !! Realmente chegamos ao fundo do poço.

Este ano teremos eleições e já imaginou se a maioria do povo também estiver pensando desse jeito, ou seja, ojeriza total aos políticos atuais. Será que o povo vai as urnas votar como sempre ou diferente, ou até mesmo nem votar ? Realmente a promiscuidade na política está desenfreada, a corrupção começa na pré-campanha eleitoral, durante a campanha e depois dela. Hoje em dia ninguém quer mais votar em ninguém, o povo está descrente, decepcionado e indignado com tudo isso. Mas, ainda acho que devemos votar e votar em novos nomes, na esperança de acertar e as coisas começarem a melhorar.

 

Defendo uma reforma política profunda, inclusive, com aprovação de leis que unifiquem o tempo dos mandatos em 5 anos e que também proíba a renovação de mandatos em todos os níveis, ou seja, ninguém poderá ser reeleito, NINGUÉM. Com isso, evitaríamos a profissionalização das carreiras políticas e teríamos uma renovação periódica obrigatória onde o candidato só poderia ter um mandato e o direito a ser votado novamente depois de 5 anos, ok ! Não acredito em mudanças no Brasil com a permissão de reeleição de políticos sem no mínimo um intervalo de 5 anos.

 

Quando vamos ter outro João Agripino Filho ? Não sei. O que sei é que temos outro “mago” atualmente chamado Ricardo Coutinho, que está fazendo uma grande revolução na política paraibana e na maneira diferente de governar. O “mago” de João Pessoa, não é o “mago” de Catolé do Rocha, porém, se assemelham muito apesar das épocas serem diferentes. Aliás, a Paraíba atualmente tem um “mago” e um gordo que estão bem afinados e fazendo uma grande administração no estado. Que o “mago” seja reeleito e que o gordo venha depois. É isso que estou sentindo que vai acontecer … NÃO PODEMOS RETROAGIR . Avante Paraíba ! Viva João Agripino e o atual “mago” !!!!!

 

Rui Galdino Filho

Advogado e Comentarista