Vital conclama paraibanos a viverem bem a Quaresma e entrarem em sintonia com o apelo da Campanha da Fraternidade 2014

Fotos produzidas pelo SenadoEm sintonia com os grandes temas de seu tempo e dos momentos que marcam o ano Litúrgico dos cristãos, o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB),  conclamou todos os paraibanos a viverem bem o tempo da Quaresma que começa nesta Quarta-feira de Cinzas (05).

Vital que é católico, mais uma vez destacou a importância da Quaresma e do tema da Campanha da Fraternidade que será lançada hoje em todo o país pela Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), e que tem como tema “Fraternidade e Tráfico Humano” e o lema “É para a liberdade que Cristo nos libertou”.

O senador lembrou que o momento é propício para debater esse tema, e enfatizou que a questão do Tráfico Humano deve ser debatida também no âmbito do Senado. O parlamentar não descarta a possibilidade de fazer um pronunciamento no Plenário do Senado sobre a CF como fez no ano passado.

Ele lembrou que o período quaresmal se constitui para os cristãos em um grande retiro espiritual onde todos são chamados a viver a fraternidade, a justiça e a paz.

 

O senador também observou o lado penitencial da Quarta-feira de Cinzas que serve para as pessoas perceberem que precisam mudar de vida,e viver a fraternidade, a humildade e o amor ao próximo, consciente “de que todos nós somos pó e ao pó iremos voltar”, conforme apelo da liturgia.

 

Vital reafirmou que a Quaresma é um momento de reflexão sobre a expiação, a dolorosa vida de Jesus Cristo, que morreu na cruz para salvar a humanidade, tendo ressuscitado três dias depois. “Para nós católicos um momento de reflexão sobre a expiação, a dolorosa vida final de Cristo, que morreu por nós. Eu falo com muita emoção da Quaresma como significado de renascimento, de vida disse Vital.

 

Primeiro dia da Quaresma (período do ano litúrgico que antecede a Páscoa), a Quarta-feira de Cinzas simboliza, para os cristãos, o dever da conversão e da mudança de vida, para recordar a fragilidade da vida humana, sujeita à morte.

 

Ele lembrou que nesse tempo favorável, os cristãos são chamados a fazer uma reflexão de sua vida e se preparar bem para celebrar a Festa da Páscoa. “É um tempo propício para fazermos o bem a todos” disse.

 

O senador também considerou oportuna a ação da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) que este ano escolheu a questão do tráfico humano para provocar a reflexão.

 

A campanha é lançada sempre na quarta-feira de Cinzas. O bispo auxiliar de Brasília e secretário geral da CNBB, dom Leonardo Ulrich Steiner, presidirá a cerimônia de abertura da campanha.

 

Durante o evento de lançamento, será divulgada a mensagem do papa Francisco para a Campanha da Fraternidade.

Em todo o país, paróquias e dioceses programaram atividades para a quarta-feira de Cinzas, primeiro dos 40 dias do período da Quaresma.