Política e redes sociais

 Lena Guimarães

O poder das redes sociais ficou mais do que evidente a partir do movimento que ficou conhecido como a ‘Primavera Árabe’, quando mobilizações por esse canais levaram milhares às ruas contra os regimes ditatoriais. Em junho passado, o fenômeno se repetiu no Brasil, indignado com o preço dos transportes e a péssima qualidade dos serviços públicos.

Somos o país com o segundo maior número de pessoas conectadas à mídias interativas, no mundo. O primeiro lugar é dos americanos. Dos 58,2 milhões de brasileiros com acesso à internet, 45 milhões participam de redes sociais, segundo estudo do instituto Nielsen Ibope, que admite um número ainda maior (cerca de 108 milhões) se considerados os que usam dispositivos móveis para navegar.

Com tanta gente possível de ser contatada e conquistada, as redes sociais passaram a ser alvo prioritário não só de empresas, mas de políticos que procuram manter um relacionamento próximo com seus eleitores, e dos que sabem que não podem dispensar a ferramenta na campanha eleitoral.

O pesquisador Alexandre Secco, da Medialogue, divulgou estudo sobre comportamento dos 513 deputados federais e 81 senadores. Revela que já são seguidos por 9 milhões, embora 80% deles não respondam aos recados dos internautas. Dos 81% que mantêm sites, apenas 12% fazem enquetes e apenas 16% publicam a opinião dos eleitores.

Na Paraíba temos exemplos de políticos que investem nesse diálogo. O senador Cássio Cunha Lima usa o twitter para interagir com os seus eleitores. Lidera em número de seguidores, com  94,6 mil. São destaques ainda o senador Vital do Rêgo e os deputados Wilson Filho, Manoel Júnior e Efraim Filho. No Facebook o campeão é o deputado Ruy Carneiro, que informa sobre o mandato, mas também responde até críticas dos eleitores.

Fora do Congresso, temos o governador Ricardo Coutinho com 60,5 mil seguidores no Twitter, rede na qual seu opositor, Veneziano Vital do Rêgo já dispõe de três contas. O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo é acompanhado por 18,6 mil,  enquanto seu antecessor, Luciano Agra, interage, diariamente, com 16,8 mil.

Quem só está acordando agora para o poder as mídias sociais vai ter que se esforçar muito, porque esse eleitor sabe distinguir entre políticos que respeitam sua opinião dos que apenas querem influenciar seu voto.

 

 

 

TORPEDO

A esta altura da vida, com 91 anos, felizmente não aprendi a ficar em cima do muro, fazer contorcionismo político ou malabarismo eleitoral. Meu compromisso não muda, pois não faço política de olho nas conveniências políticas pessoais – inconfessáveis até, em alguns casos.

 

Do ex-deputado Aloysio Pereira (sem partido), ao declarar apoio à reeleição do governador Ricardo Coutinho (PSB).

 

 

 

Consulta tucana

O presidente do PSDB, deputado Ruy Carneiro fará reunião na tarde de hoje para definir a data e local da primeira consulta às bases sobre o caminho dos tucanos este ano: se lançam candidato próprio ou apoiam o  PSB.

 

Consulta tucana 2

Para os encontros serão convidadas lideranças de cada região (prefeitos, vices, vereadores e filiados), que terão acesso ao local depois que receberem seus crachás de identificação, pois o debate e a decisão são restritos aos tucanos.

 

Consulta tucana 3

Depois da reunião, que serão feitas sempre nos finais de semana, as estrelas do PSDB, lideradas por Cássio, comunicarão o resultado em entrevista coletiva. A partir desse momento as portas também estarão abertas ao público.

 

Lista do PT

Pelo menos por enquanto, a Paraíba não consta da lista de Estados onde o PT  terá candidato próprio, que será oficializada no dia 20. O partido já decidiu brigar pelos governos do RS, SP, PR, RJ, MG, MS, DF, AC, RR, PI e BA.

 

 

 

ZIGUE-ZAGUE

+ A Assembleia Legislativa retomará sua agenda normal com novidades nas bancadas. Os deputados cassistas do PSDB e PEN deixarão de seguir o líder do governo.

+ O Carnaval de Cajazeiras atraiu políticos de todos os partidos: Ricardo Marcelo (PEN), Ruy Carneiro (PSDB), Nonato Bandeira (PPS), Wilson Santiago (PTB).

+ O vice-governador Rômulo Gouveia (PSD) e Efraim Filho (DEM) também prestigiaram a festa, elogiada pelo deputado da terra, Vituriano de Abreu (PSC).

 

 

 

Norma para academias

É do deputado paraibano Leonardo Gadelha (PSC) o projeto de lei que tramita na Câmara dos Deputados e obriga as academias de ginástica a ter posto médico com equipamentos para ressuscitação, a exemplo de desfibrilador, essencial em casos de parada cardiorrespiratória. Também obriga presença de profissional habilitado. A exigência, que pode salvar vidas, está recebendo apoios de outros parlamentares.

 

 

 

PONTO FINAL

Estamos a 96 dias do prazo para as convenções que oficializarão as candidaturas a Presidente, Governador, Senador, Deputado Federal e Deputado Estadual. A lei determina que sejam realizadas entre 10 e 30 de junho.