Cinco tribos indígenas e quatro clubes de orquestras de frevo abriram a primeira noite do Carnaval Tradição, neste sábado (1º), em João Pessoa. As agremiações transformaram a movimentada Avenida Duarte da Silveira em um caldeirão de coreografias, fantasias, ritmos e tradição. Os desfiles continuam neste domingo (2) à noite, a partir das 18h, com a presença das escolas de samba Malandros do Morro, Império do Samba, Independente de Mandacaru e Pavão de Ouro.
No sábado, se apresentaram para o público as tribos indígenas pertencentes ao grupo B: Tabajara, Papo Amarelo, Flexa (sic) Negra, Tupy Guanabara e Tupinambás de Mandacaru. As apresentações foram alternadas com as orquestras Juventude Criança Feliz, Alegria do Frevo, Acorda do Frevo da Torre e Gigantes do Frevo da Torre.
A auxiliar de serviços gerais Elisângela de Melo, de 35 anos, assistiu ao desfile na companhia da família. Ela conta que há 30 anos participa da festa, seja como passista ou expectadora. “Este ano eu vim para ver minha mãe e minha filha, que saem no ‘Acorda da Torre'”, contou. Para a moradora do bairro Cruz das Armas, o Carnaval Tradição é importante principalmente pela preservação da cultura e das festas populares.