Sou um tremendo defensor do governo Ricardo Coutinho. Comecei a votar em Ricardo desde o seu primeiro mandato como prefeito de João Pessoa, e daí para a frente me tornei seu eleitor e defensor fiel. Passei a admirar Ricardo pela sua maneira diferente de se fazer política com seriedade, equilíbrio e zelo pela coisa pública. Acho o nosso governador um cidadão de bem e acima de qualquer suspeita. Na verdade, um grande republicano.
Em 2010, votei pela primeira vez no senador Cássio, em virtude do mesmo ter apoiado Ricardo Coutinho para governador. Ambos foram eleitos, e fizeram um pacto até 2018. E toda Paraíba sabe disso, sempre foi voz corrente em todos os recantos do estado, onde se dizia que Ricardo e Cássio juntos iriam governar este estado por muito tempo, ou seja, não teriam adversários à altura a curto prazo, lembram-se ?
Pois é ! Ricardo seria facilmente reeleito em 2014 com o apoio de Cássio e depois apoiaria Cássio para governador em 2018 e Ricardo iria para o senado. É exatamente isso que sempre esteve acordado, um acordo e compromisso tácito bilateral entre os dois. Inclusive, teve até um momento em que Cássio pensou em deixar o PSDB e ir para outra legenda para ficar mais a vontade em virtude de pressões políticas. Lembram-se ?
Acontece que Ricardo realmente surpreendeu no seu estilo de governar, está fazendo um grande governo, acabou com muita safadeza, contrariou muitos interesses, botou ordem na casa, equilibrou as finanças do estado, colocou a Paraíba de volta ao progresso, porém, NUNCA deixou de prestigiar o senador Cássio que lhe ajudou em 2010 e que também tem lhe ajudado durante o seu governo.
Ocorre, que as viúvas do PSDB, de alguns partidos e de segmentos da imprensa que estavam acostumados com as tetas governamentais, perderam as suas boquinhas e os seus rumos na Paraíba em virtude do grande governo de Ricardo Coutinho. E daí pra frente foi um “ deus nos acuda ”. Então, de maneira desesperada começaram a “ colocar piolhos ” na cabeça de Cássio, e a dizer que se Cássio não fosse candidato agora em 2014, NUNCA mais seria governador da Paraíba.
Então, Cássio realmente começou a “ engolir a corda ”, e continua indo na “onda dos outros” que só pensam em si, e não na Paraíba. Por isso, todo esse lenga-lenga do rompimento com o governador. Que coisa feia e sacana !! Cássio não deveria ter alimentado tudo isso até então. O seu silêncio foi muito ruim para muita gente até agora, tem deixado muitos amigos seus constrangidos e muitos eleitores decepcionados.
O governador por sua vez, está onde sempre esteve, governando o estado e aguardando o desfecho de todo esse imbróglio. Na verdade, acho que Cássio já baldeou a água demais, a sua omissão em se decidir e a efusiva alimentação de conversas de bastidores, já fez quebrar os cristais. Infelizmente o nosso senador Cássio se deixou levar pelo desespero político e empresarial de muita gente ! Pode até ser normal um partido político lançar seus candidatos, porém, não é NATURAL quebrar um acordo sem nenhum motivo, apenas a fome do poder pelo poder.
Se eu fosse o governador não queria mais o apoio de Cássio, pois, a falta de coragem para decidir sobre esse lenga-lenga já demorou demais. A Paraíba nunca gostou de pessoas fracas. É público e notório que Cássio tem medo de enfrentar o governador em 2014, além disso, também tem dúvidas sobre a sua elegibilidade perante a justiça eleitoral, então, não deveria também ter estimulado toda essa confusão sem o menor sentido.
Se Cássio ficou em silêncio e omisso esse tempo todo, esperando a reação das pessoas, dos partidos, da imprensa, é por que realmente queria ver o circo pegar fogo. E agora não adianta mais chorar o leite derramado, não adianta dizer que Aécio Neves enviou uma proposta para a executiva do PSDB/PB analisar no dia 24 de fevereiro. Não adianta mais desculpas ! Tem que decidir antes, e mostrar que teve coragem, pois, na verdade a decisão é de Cássio e não do PSDB.
Na verdade o circo não pegou fogo como os desesperados queriam. Ricardo Coutinho continua firme e forte e governando este estado como nunca antes visto. E Cássio sabe disso ! A grande maioria dos prefeitos e do povo paraibano sabem que Ricardo está fazendo realmente um grande governo. Que Cássio faça o que quiser, primeiro vai ter que vencer a justiça eleitoral e depois vai ter que vencer um homem digno e respeitado chamado Ricardo Coutinho.
Porém, como sou um conciliador por natureza e um cidadão bastante esperanço, termino este artigo apelando pela última vez: “ Cássio, para um pouco para pensar na Paraíba, ouça o seu coração, apesar de tudo, Ricardo ainda lhe quer, é o amor pelo futuro da Paraíba e dos paraibanos que faz o governador ainda lhe aceitar. Caso contrário, lembre-se que depois da fome pelo poder, vem a desinteria política”.
Rui Galdino Filho
Advogado e Comentarista.