Guerra de informações

 LENA GUIMARÃES

Não importa a denominação, se boato, blefe ou fofoca, o fato é que a informação anônima, que geralmente reúne um percentual de verdade e muitos acréscimos tendenciosos, faz parte de todas as campanhas, sendo recurso usado para construir e destruir reputações, atrair aliados e até assustar adversários. E neste 2014 já temos uma coletânea, que tem nas redes sociais o principal meio de propagação.

Vejamos alguns exemplo: os senadores Cássio Cunha Lima (PSDB) e Vital do Rêgo Filho (PMDB) se encontraram em Brasília, para um jantar. A primeira versão do fato dava conta de que o tucano tentava sondar o peemedebista sobre as possibilidades de apoio a Aécio Neves, aproveitando que o partido estava insatisfeito com a presidente Dilma, por conta da reforma ministerial.

A versão de ontem dava conta de que os dois tinham fechado um acordo para a sucessão paraibana,  e que ao invés de lançar candidato, o PMDB indicaria Veneziano Vital do Rego para Senador na chapa de Cássio. O boato resistiu ao desmentido irritado do senador Vital do Rêgo, e continuou circulando. O objetivo? Fortalecer a posição de Cássio, cujas bases estão sob ataque de Ricardo Coutinho.

Vejamos alguns outros boatos, com graus de maldade diferenciados: “Nonato Bandeira reatou com Ricardo Coutinho”, “PP indicará Daniella para vice de Ricardo”, “Gustavo Nogueira entregou o cargo”, “José Lacerda recuou do pedido de exoneração e fica com Ricardo Coutinho”, “SDD vai apoiar o PSB e assumir a Agricultura”, “Lucélio Cartaxo será o Senador de Veneziano”, “Partidos que aderiram a Ricardo vão pular o muro durante a convenção e acompanhar Cássio”.

Alguns boatos chegam com tantos detalhes, que é difícil duvidar de sua veracidade. Fica sempre um resquício, tipo “onde há fumaça há fogo”, que é justamente o objetivo pretendido, afinal, nem todos são espontâneos. Alguns são parte da estratégia de marketing, e visam alvo determinado.

Um dos mais renomados especialistas em marcas do mundo, Jean-Noël Kapferer escreveu o livro “Rumores” (1991) sobre a influência e gestão de boca a boca. Ele diz que o boato é o mais antigo dos meios de comunicação de massa, e sustenta que o surgimento das mídias, longe de suprimi-lo, contribuiu para torná-lo mais especializado. E pelo que assistimos agora, a política alimenta esse gosto popular. Quem gostar da verdade, terá que se esforçar para separar fato de factoide.

 

 

 

TORPEDO

Não houve esse encontro. Veneziano é candidato ao Governo. Não tem espaço para esse tipo de especulação.

 

Do senador Vital do Rêgo (PMDB) desmentindo boato sobre acordo com Cássio Cunha Lima (PSDB) para as eleições deste ano.

 

 

 

Reunião tucana

Cássio Cunha Lima usou rede social para confirmar a reunião do PSDB, segunda-feira, e revelou a pauta: “definir os critérios de consulta acerca da posição do partido na eleição de 2014”. Continua não demonstrando pressa.

 

Ficha Limpa

Apontado como inelegível em matéria da Veja baseada em informação da Ong Transparência Brasil, Cássio foi defendido por Ruy Carneiro: “Esse filme, já vi em 2010. E onde está Cássio? No Senado, fazendo um grande mandato”.

 

Fé de Raissa

Presidente do PSD da Capital, a vereadora Raissa Lacerda não acredita que o Rômulo Gouveia leve o partido para Ricardo Coutinho. ‘Cassista’, ela aposta suas fichas no retorno do campinense as suas origens e aos velhos amigos.

 

Piso e o Mundial

O deputado Major Fábio (PROS) voltou a apresentar requerimento solicitando a votação da PEC 300 que cria piso nacional de salário para as polícias. Para ele, votar antes da Copa do Mundo seria bom para o Brasil.

 

 

 

ZIGUE-ZAGUE

+ A deputada Nilda Gondim festejou a aprovação da PEC 247, que obriga União e Estados a garantirem defensores públicos em todas as suas unidades jurisdicionais.

+ Vestidos de preto, os procuradores do Estado promoveram nova mobilização em defesa das prerrogativas da categoria, ontem, em frente a nova sede da PGE.

+ Cobram concurso, melhores condições de trabalho e substituição do chefe, Gilberto Carneiro. Contam com apoio da Aspas, que defende dialogar com o governo.

 

 

 

Execução Penal

O desembargador federal Guilherme Calmon, do Conselho Nacional de Justiça, vai proferir palestra, às 8h30 de hoje, no Encontro de Juízes Criminais e de Execução Penal da Paraíba, que acontecerá na Escola Superior da Magistratura (Esma). Vai falar sobre Execução Penal, um tema muito discutido no Brasil desde as condenações do ‘Mensalão’ e da crise no Maranhão. Os juízes Douglas de Melo Martins (auxiliar da Presidência do CNJ) e Juarez Morais de Azevedo (TJMG) e a professora  Ludmila Correia (UFPB) também serão palestrantes no evento.

 

 

 

PONTO FINAL

A Procuradoria Regional Eleitoral vai facilitar a denúncia de crimes eleitorais. Os eleitores poderão comunicar ocorrências pelo site do MPF-PB.