A PRAÇA 1817 E O TRATAMENTO INDIGNO AOS ENGRAXATES

Roberto da Costa Vital
100_3701
Nestes últimos 03 anos tenho estado tão focado na gestão por resultados do Projeto COOPERAR, que, muito embora não tenha perdido a capacidade cidadã de indignação, tenho mantido, consequentemente, em stand bye, o link da manifestação da inconformação contra injustiças sociais.
Mas, então, na manhã deste sábado, fiz uma coisa que gosto, e há tempos não fazia – a pretexto de ir ao Ponto Cem Reis, descompromissadamente, na busca de encontrar algum dos velhos conhecidos, e até fazer pequenas coisas, tipo levar alguns pares de sapato a engraxar.
Ao chegar na 1817 percebi que o abrigo dos engraxates, que para ali tinham sido removidos na Gestão Ricardo Coutinho, quando recuperou e adequou para eventos o Ponto Cem Reis, foi literalmente demolido. Perguntei a agente da Zona Azul para onde eles haviam sido removidos e ela não soube dizer. Atravessei a rua e perguntei a alguns motoqueiros e eles disseram-me que alguns se encontravam embaixo. Desci as escadas e deparei-me com apenas 01 dos 03 que pagam para ficarem amparados embaixo da lage e os demais estão literalmente na rua, ao relento !
Aí começa a despertar a indignação e acordar o link da sensibilidade social e solidariedade humana !
Ouvi atentamente que, antes de demolir, a PMJP instalou-os na rua, mas embaixo de uma tenda. Decorridos 03 meses, sem que a mesma tenha pago a locação, o proprietário veio e levou, deixando todos na “rua da amargura”. E não mais apareceu ninguem da prefeitura para dar-lhes qualquer satisfação !
Conclamo , pois, os contatos e amigos , que tenham acesso a mídia televisiva para que se faça uma matéria-denúncia sobre este tratamento desumano da Gestão LUCIANO CARTAXO, a essa  classe trabalhadora, socialmente invísivel, e em extinção, devido o modelo consumista, que impõe o uso do calçado descartável , em função do design , que muda a cada estação .
Eles já tentaram chamar atenção da mídia televisiva, e obviamente nada conseguiram !