Fim da reeleição em todos os níveis, eis a solução !

Por Rui Galdino Filho

O poder público ( União, Estados, Municípios e Distrito Federal ) existem para administrar e governar os interesses de cada entidade federada, bem como, os interesses coletivos da população como um todo, ou seja, a única finalidade é realmente defender e promover o desenvolvimento  geral para permitir que o povo viva melhor, oK !

Defender a soberania e promover o interesse coletivo são os ÚNICOS objetivos do poder público, e é para isso que ele existe e sempre existiu. Por sua vez, o interesse particular também existe, é legítimo e legal, porém, é totalmente diferente do interesse público. Não podemos confundir nem misturar estes dois interesses, ou seja, “ vamos dar a César o que for de César e a Deus o que for de Deus ”.

Como o Brasil ainda não é um país sério, aqui se mistura tudo ( o público e o privado ), e não apenas isso, essa mistura sempre foi proposital, pois, é através dela que se chega com facilidade à corrupção em sentido amplo. Já disse em outro artigo, que a CORRUPÇÃO é o grande câncer que destrói o desenvolvimento e futuro do Brasil. Se não fosse a corrupção viveríamos bem melhor e éramos o terceiro país mais desenvolvido o mundo. Já pensou nisso !

A equação é simples: mistura do público + o privado = corrupção.

 

No Brasil só está faltando uma lei para legalizar a corrupção, pois, na prática todos sabem que ela existe, e existe em todos os níveis sociais, principalmente nas classes dominantes, que na maioria são dominantes em virtude do alimento chamado CORRUPÇÃO.

 

Eu não sei se é mais possível acabar com a corrupção brasileira. Ela se alastrou de tal forma em nossa sociedade, que hoje em dia ser uma pessoa honesta é motivo de piada. Veja a que ponto chegamos ! A ordem é roubar e se locupletar do dinheiro público ( aquele que vem dos impostos, taxas, etc ), pois, quem não agir assim é chamado de OTÁRIO.

 

Este ano temos mais uma eleição, “prato cheio” pra muita gente, ou seja, oportunidade para ganhar as coisas, ganhar dinheiro, receber favores, etc, etc, etc. Os chamados pré-candidatos já andam por aí desfilando, passeando, comprando votos através de acordos políticos, prometendo mundo e fundos, fazendo contas e armando estratégias para o futuro.

 

Por outro, os chamados ELEITORES, estão como “prostitutas” esperando seus clientes ( os candidatos ) para venderem sua mercadoria ( o voto ). Será que é isso mesmo ? Claro que toda regra tem exceções, porém, as exceções são mínimas e estão em extinção.

 

Eu só vejo as pessoas dizerem que não querem VOTAR mais em ninguém, e se votar, só vota se receber alguma coisa em troca. Veja a que ponto chegamos ! Chegamos realmente no fim da linha. Mesmo o voto sendo obrigatório, as pessoas não querem mais votar, só votam em alguém se receberem alguma vantagem e ponto final. Meu Deus, aonde vamos parar !

 

A maioria dos candidatos que também sabem disso e precisam de um mandato para acobertar as suas safadezas, estão arranjando muito dinheiro para gastar durante a campanha. Então, para se eleger no Brasil, não precisa ser uma pessoa de bem e de bons propósitos, BASTA TER MUITO DINHEIRO e saber gastar nas eleições e ponto final também.

 

Lamentavelmente essa é a nossa realidade pura e crua. Eu fiquei chocado quando ouvi recentemente um colega dizer que só votava em alguém que lhe desse algum dinheiro. Que ele estava peocupado era com a sua “barriga” e a “barriga” de sua família, pois, não confia mais nos políticos que depois desaparecem e só voltam na outra eleição. Realmente é o fim !

 

Que absurdo ! Realmente chegamos a esse ponto de degradação moral em todos os sentidos. O candidato, o atravessador ( chamados de lideranças ) e o eleitor infelizmente formam o tripé de toda corrupção brasileira. E aonde está a culpa ? EM TODOS NÓS, e infelizmente, os bons pagam pelos ruins. Caímos num ciclo vicioso que parece não ter fim. Será que ainda tem solução para tudo isso ?

 

Gente ! Só através da POLÍTICA é que vamos conseguir fazer as verdadeiras mudanças que o Brasil necessita. A política é BOA, o que é RUIM é a qualidade de nossos políticos, e eles estão lá por que NÓS votamos neles. Não adianta reclamar, esse é o “sistema” que eles criaram com a nossa ajuda inocente. Para mudar esse “sistema” que aí está, não existe outra solução pacífica que não seja uma SUBSTITUIÇÃO TOTAL de todos os políticos que aí estão. Mas como fazer isso ?

 

Temos que cortar o mau pela raiz, votando contra todos que aí estão, todos sem exceção ! Infelizmente os bons, que são poucos, terão que pagar pelos ruins. Vamos eleger novas pessoas e exigir delas que votem uma LEI onde não se permita mais a reeleição em todos os níveis, ou seja, cada candidato só poderá se eleger uma vez e só tentar voltar depois de dois mandatos ( seria o fim dos políticos profissionais e carreiristas, verdadeiros sanguessugas do dinheiro público ). Aí teríamos renovações obrigatórias em virtude da lei e não apenas do voto, pois, o voto apesar de ser uma grande arma, está muito vulnerável e os maus políticos se aproveitam disso.

 

O Brasil precisa de uma reforma política e eleitoral urgente. Esse é o pré-requisito para as demais reformas que o brasil também precisa. Nenhuma mudança significativa e correta acontecerá com os políticos que aí estão, eles já demonstraram que não querem mudar nada, pois, estão aí a muito tempo e nada fizeram, e JAMAIS vão fazer leis que contrariem os seus interesses.

 

Ou se muda tudo em 2014 através do voto realmente livre e consciente, ou o câncer vai continuar, as pessoas vão continuarem sofrendo, a corrupção vai se alastrar cada vez mais, e esta “PORRA” vai explodir em breve !

 

Caro eleitor, faça um exame de consciência, não venda seu voto e nem vote nesses políticos que aí estão. Vote em caras novas, só isso, já será um grande avanço. Se lhe oferecerem alguma vantagem, receba e vote contra, não adianta denunciar à justiça eleitoral, pois, infelizmente ela está cada vez mais “cega”. Receba o dinheiro que é seu mesmo e vote contra, esta é a melhor e mais rápida solução. Não seja burro e conivente com tudo isso que aí está e que vai piorar se NÓS não agirmos diferente contra tudo isso. Esse “sistema” está falido e só beneficia alguns, exatamente aqueles que nada querem mudar.

 

Cuidado ! Não podemos confundir o público com o privado, isso é corrupção. Lembrem-se: temos que votar em novos candidatos em 2014, depois, exigir desses novatos que ainda não estão contaminados pelo vírus da corrupção, que eles votem uma LEI que proiba a reeleição em TODOS os níveis, unificação de mandatos, fim dos suplentes de senador, que os VICES sejam os segundos mais votados independente de serem aliados ou não, fim das coligações e voto proporcional, mais partidos políticos ( isso não é problema, porém, sem ajuda de dinheiro público ) …

 

Aí está o caminho das transformações pacíficas pelo VOTO. Não adianta ir para as ruas ou para as igrejas e fazer tudo errado. O Brasil é um país lindo e maravilhoso, tem um bom e pacífico, porém, infelizmente tem também uma representação política da pior qualidade e a maior corrupção do mundo. Atá quando ? Não adianta apelar para DEUS, pois Ele nos deu o livre arbítrio para que nós resolvamos os nossos problemas. Nós somos os responsáveis por tudo isso. Só depende de nós conterrâneos brasileiros !!

 

O ato de votar sempre em novas pessoas e não permitir a reeleição em todos os níveis, será a grande revolução pacífica e transformadora do nosso país, será o início do fim da corrupção e o fortalecimento da nossa democracia e federação. CHEGA ! Tudo está em nossas mãos através do VOTO. Viva os eleitores, para que possamos viver um novo Brasil !!

 

Rui Galdino Filho

Advogado e Comentarista.