Agra e Nonato, pra onde vão ?

Por Rui Galdino Filho
 Nonato e Agra

 

 

 

 

 

 

O ex-prefeito Luciano Agra, e o atual vice-prefeito Nonato Bandeira, só são o que são atualmente e tiveram espaços na política paraibana graças à convivência com o governador Ricardo Coutinho. Ficaram conhecidos em virtude da amizade e das ligações político-partidárias que sempre tiveram com o governados, portanto são belas crias de Ricardo. Alguém tem dúvida disso ?

Agra e Nonato sempre foram pessoas ligadíssimas e da alta confiança do governador. Eram muito amigos e confidentes, ou seja, entre eles não havia nenhum segredo político, nem administrativo. Sempre estiveram ao lado de Ricardo, eram como se fossem os primeiros ministros desde a época em que Ricardo ainda era  vereador em João Pessoa. Quanto tempo !

Quem poderia imaginar que esses dois cidadãos um dia e de maneira tão repentina iriam se afastar do amigo Ricardo Coutinho ? NINGUÉM, absolutamente ninguém ! Não é verdade ? Porém, como todos sabem, eles romperam com o amigo e governador Ricardo, por ocasião da última campanha municipal.

Apesar do rompimento, até hoje eu não vi nem um dos dois dizerem que Ricardo é corrupto ou que não é um bom gestor. Nunca falaram mal das administrações de Ricardo, seja na prefeitura de João pessoa ou no governo do estado. Romperam com o governador por que não aceitaram Estela como candidata do PSB à prefeitura de nossa capital. Se sentiram preteridos pelo criador, pois, queriam está no lugar de Estela, só e somente só e mais nada, ok!

 

Romperam e ajudaram a derrotar Estela. Nonato ganhou como prêmio a vice-prefeitura da capital e depois a presidência do PPS. Agra filiou-se ao PEN e ganhou a promessa de ser vice-governador de alguém da oposição em 2014 ou até mesmo, se eleger deputado federal. Na verdade quanto vale uma amizade verdadeira ? Existe amigos de verdade ou não ? Afinal, o que aconteceu de tão grave para que Agra e Nonato se afastassem de Ricardo ?  Só por que não aceitaram Estela que também era amiga dos dois e da confiança do governador ! Ainda hoje não entendo.

 

 

Será que romperam por ciúmes e à procura de espaço político ? E isso são motivos plausíveis para romperem uma amizade de tanto tempo ? Acho que Agra e Nonato se precipitaram, erraram feio e já estão arrependidos, pois, na verdade até hoje nunca tiveram tanto prestígio e espaços como tinha quando estavam ao lado do governador. Podem analisar !

 

Uma vez fiz um comentário intitulado: “Os gatos e cachorros do Poder”. Com todo respeito aos animais e eles merecem, chamei de “gatos” aquelas pessoas amigas do poder, que quando o governador deixa o Palácio elas não o acompanham. Os gatos são assim, você cria e cuida com todo carinho, e quando você se muda eles ficam na casa, pois, gostam do local e não das pessoas. Essa é uma característica dos gatos.

 

Os “cachorros” por sua vez, são aqueles que acompanham o dono para onde ele for, são fiéis, são amigos verdadeiros em qualquer época. Ser gato ou cachorro está no sangue, na alma e no coração. Nunca gostei de gatos, porém, respeito quem gosta. Sempre criei cachorros, eles realmente são amigos e nos protege quando necessário.

 

Fiquei surpreso com o rompimento de Agra e Nonato com relação ao governador Ricardo. E a cada dia fico mais surpreso pela forma com que eles vem se comportando com relação ao ex-amigo Ricardo Coutinho. Dia sim, dia não, eles criticam o governador, promovem rachas contra o governador e estão juntos para derrotar o governador este ano de todo jeito. E eles tem forças para isso ? Que coisa estranha, até parece que sempre foram inimigos !

 

Agra e Nonato estão querendo a candidatura de Cássio de todo jeito, pois, acham que o senador será o “salvador da pátria”, para não dizer DELES. Ambos alimentam até a esperança de serem o vice de Cássio ou suplentes do candidato a senador na possível chapa de Cássio. Pensam que são grandes lideranças políticas, no entanto, nunca foram votados. Agra foi prefeito sem ter um voto, Nonato é vice-prefeito também sem ter um voto.

 

Gostaria de ver estes dois cidadãos candidatos a algum cargo eletivo este ano, não na condição de vice ou suplente, e sim, na condição de titular. Queria ver se eles tem voto mesmo como se diz por aí. Será que seus novos aliados eventuais confiam neles mesmos ? Se abandonaram o governador Ricardo depois de muito tempo de convivência, imagine o que podem  fazer com outras pessoas aliadas de última hora e por interesses políticos ?

 

Não tenho nada contra esses dois cidadãos, apenas fico triste quando vejo estes fatos acontecerem com frequência na política paraibana. Outros casos semelhantes e emblemáticos já aconteceram em nosso estado e em nossa capital, e o resultado dessas criaturas que abandonaram os seus criadores foi o pior possível, hoje estão no ostracismo político.

 

A história bíblica nos conta que o “grande anjo” queria ser maior e melhor que o seu Criador, não conseguiu e se transformou no “diabo”. Judas, um dos melhores amigos de Cristo, terminou se suicidando arrependido do  que fez, e por ai vai… Acho que as pessoas deveriam ser mais humildes e esperar as oportunidades naturalmente, não adianta forçar a barra, nunca dar certo, tudo tem seu tempo, e se tiver de ser será.

 

Claro que todos nós queremos o melhor para cada um. É natural que lutemos por novos espaços. Acredito que quando DEUS quer tudo acontece e próspera sem problemas. Porém, quando o “diabo” também quer, alguns fatos acontecem e os resultados são os piores possíveis. Não gosto de ingratidões, principalmente contra amigos.

 

Sempre preservei com muito carinho e respeito as minhas amizades, e até deixei de avançar em algumas áreas para não criar problemas com alguns amigos. Não tenho inimigos, mas, respeito aqueles que pensam diferente de mim. Nunca abandonei um amigo, e quando não gosto de algo, silencio, pois o tempo tudo resolve. Gostaria de ter 1 milhão de amigos como canta Roberto Carlos, e dizer para todos eles que a amizade vale muito mais que dinheiro, poder, política e outras coisas mais.

 

Em 2014 vamos ter muitas novidades. O tempo é o senhor da razão !

 

Rui Galdino Filho

Advogado e Comentarista.