Instituto de Desenvolvimento da UFPB selecionará 16 empresas para firmar parcerias

foto (3)

O professor universitário João Marcelo, presidente do Instituto de Desenvolvimento da Universidade Federal da Paraíba disse hoje que o setor surgiu da Secretaria de Integração Universidade Setor Produtivo (Siusp), que debatia o tipo de profissional que era formado na instituição. Segundo ele, o IDEP aproxima a Universidade das empresas, o setor produtivo, “trabalhando a questão social, economia e desenvolvimento tecnológico para nosso estado”, afirmou.

Ele disse que entre os trabalhos realizados é possível citar vários produtos que tem a marca do IDEP. João Marcelo disse que as TVs digitais compradas hoje, por exemplo, tem o programa ‘ginga’ para acesso à TV digital, e foi criado na UFPB; ele disse que há muitos produtos que estão em estudos. “No momento está em teste um medicamento que vai revolucionar o tratamento da herpes”, destacou.

O IDEP liga as pesquisas ao mundo externo e pode firmar parcerias com empresas, prefeituras, entidades e organismos, ele disse que hoje o maior canal de acesso às parcerias é procurar a sede do Instituto, localizada na reitoria da UFPB. O professor disse que assumiu a presidência do Instituto em 15 de janeiro e afirmou que há tempos vem trabalhando para o andamento das obras da nova sede, ele explicou que haverá laboratórios no bairro Mangabeira, em João Pessoa, além de outras pesquisas que serão realizadas em Areia e Bananeiras. Cada cidade terá pesquisas ligadas a demanda local com o intuito de contribuir com o desenvolvimento da sociedade.

 

Ele afirmou que ainda no primeiro semestre deste ano será entregue o laboratório de eficiência energética e o calendário está bem definido para a entrega das demais obras, inclusive do prédio onde funcionará a incubadora de empresas. Neste sentido, ele disse que a intenção é ampliar o espaço para 16 empresas, mas antes será necessário trabalhar na legislação da universidade e da Paraíba, para em 2015 selecionar as empresas e iniciar a incubadora em diversas áreas.

 

Ainda sobre o trabalho desenvolvido pelo IDEP, João Marcelo disse que está firmando parceria com ministério das Cidades para realizar um evento de capacitação para prefeitos paraibanos, ajudando-os na elaboração de projetos. Este evento deve acontecer ainda neste semestre.