Vital, o ministério e a Paraíba - Por Sérgio Botêlho

Tudo caminha para a nomeação do senador Vital do Rego Filho para o Ministério dos Portos. Para os peemedebistas, não significa apenas a nomeação de mais um do partido para a equipe de Dilma. Mas, sobretudo, reforço ao PMDB da Paraíba, e à candidatura Veneziano.

Irmão do provável futuro ministro dos Portos, o ex-prefeito Veneziano Vital do Rego pode – na opinião de peemedebistas da cúpula nacional da sigla – assumir o palanque de Dilma, na Paraíba, e, nessa condição, atrair, também, o reticente PT estadual, reeditando alianças recentes.
Aliás, para esses peemedebistas, a tendência em futuro próximo seria a de ser baixado, a partir da direção nacional do PT, o velho “centralismo democrático”, alinhando todas as seções estaduais petistas ao objetivo maior de reeleger Dilma Roussef.
Na Paraíba, lembram os peemedebistas, Aécio deve ter palanque forte, com a candidatura de Cássio, e Eduardo Campos, também, com a do atual governador Ricardo Coutinho, visando a reeleição. Dilma precisaria ter um palanque forte, portanto…
Sobre a nomeação de Vital, os peemedebistas apostam que ainda esta semana o martelo será batido.
Eles esperam que a presidente Dilma conclua as negociações com as demais legendas, para o anúncio casado de toda a reforma ministerial, em pauta.
EM TEMPO: à boca pequena, os peemedebistas não acreditam que Cássio vá romper com Ricardo. “A necessidade vai unir os dois, principalmente por conta do reforço da candidatura peemedebista, a partir do alinhamento nacional com a candidatura Dilma”, dizem.