Violência: se mata na PB quase quatro vezes mais do que em SP

por Josival Pereira

violencia-grafico

É verdade que a Segurança Pública na Paraíba conseguiu conter, e até começar a reverter, o gráfico ascendente de homicídios no Estado. Foi quase estúpido o crescimento de crimes dolosos entre 2001 e 2011 no Estado, mas são verdadeiros os índices apontam redução de 8,2% nos últimos dois anos. Apesar desse fato, não há motivos para comemoração. Na Paraíba, se mata quase quatro vezes mais do que no Estado de São Paulo e duas vezes e meia a mais do que na cidade de São Paulo.

Na consolidação dos números de 2013 foram registrados 1.537 assassinatos dolosos na Paraíba, apenas cinco a menos do que em 2012. A taxa é de aproximadamente a 39 mortes para cada grupo de 100 mil habitantes. A Paraíba tem uma população aproximada de 3,9 milhões de habitantes. Em São Paulo, foram 4.439 homicídios para uma população de 43,6 milhões de habitantes. A taxa ficou em 10,4 para cada grupo de 100 mil habitantes.

Na cidade de São Paulo, com 10,8 milhões de habitantes e gigantesca em todos os aspectos, foram registrados 1.176 homicídios em 2013, menos do que os 1.537 anotados em todo o Estado da Paraíba, com apenas 3,9 milhões de moradores. Os números revelam sobejamente que ainda está muito distante de o Governo conseguir conter a violência em seu território. A taxa de homicídios é mais elevada do que a de regiões conflagradas por conflitos ou guerras. Há profunda carência de investimentos, estratégia e ações de combate ao crime.