Cristais quebrados: Na hipotética união de Cássio e Veneziano quem seria o candidato ?

Por Rui Galdino Filho 

As especulações na política paraibana continuam a todo vapor. É muito moido para nenhum resultado prático. Os desesperados estão atirando para todos os lados, querem de todo jeito encontrar alguém que possa ter condições reais de vencer o governador Ricardo Coutinho este ano. E haja especulação !

Agora estão dizendo que o senador Cássio ( PSDB ) e o ex-prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital ( PMDB ) estão se articulando para tentar uma união que seja suficiente para derrotar o governador. 

Não acredito ! O atual vice-governador Rômulo Gouveia, já disse recentemente que não participa desse conchavo, pois, não sobe no mesmo palanque que estiver Veneziano Vital, e por aí vai …

Conheço Veneziano e tenho certeza que ele não abre mão de sua candidatura ao governo do estado para Cássio. Veneziano só abre se for em favor de seu irmão Vitalzinho, que na minha opinião seria bem melhor para o PMDB.

Cássio, por sua vez e também por entender que é o único político capaz de derrotar o governador em 2014, também não abre mão de ser o cabeça de chapa.

Então, se nem um dos dois abre mão da condição de ser o candidato a governador, não poderá ter nenhuma união nesse sentido. Tem um ditado que diz que “dois bicudos não se beijam”

Conheço o deputado Trócolli Júnior e o parabenizo pelo esforço extraordinário de lutar pela união de Cássio e Veneziano, afinal, política se faz somando, porém, nesta tabuada de Trócolli qualquer resultado nesse sentido é negativo ( – ), pois, os cristais já foram quebrados e não tem mais como colar.

 

Trócolli precisa lembrar que quem teve interesse em cassar Cássio quando era governador foi José maranhão ( PMDB ), principal gurú da candidatura de Veneziano ( PMDB ). Cássio foi injustamente cassado, tornou-se ficha suja, perdeu o mandato de governador para José Maranhão e como consequência de tudo isso, ainda perdeu parte de seu mandato de senador para Wilson Santiago ( PMDB na época, hoje PTB ).

 

Além disso, Cássio e Veneziano sempre foram adversários ferrenhos na cidade de Campina Grande. Dizem por aí que os adjetivos que Cássio e Veneziano diz um do outro são impublicáveis. E tudo na vida tem seu limite ! Cássio e Veneziano são cristais quebrados, não tem mais como colar, se degladiaram muito e passaram dos limites da tolerância, e Rômulo Gouveia sabe disso, pois, foi vítima por duas vezes desses enfrentamentos intestinos em Campina Grande.

 

É preciso lembrar que José Maranhão expulsou o saudoso líder político Ronaldo Cunha Lima, pai de Cássio, dos quadros históricos do PMDB, e o fez sofrer politicamente até a morte. E José Maranhão é o principal padrinho da candidatura de Veneziano pelo PMDB.

 

José Maranhão depois assumiu o governo do estado no lugar de Cássio, quando foi cassado pelo TRE/PB. Wilson Santiago ( então PMDB ),  também assumiu o lugar de Cássio no senado por um bom período. E Cássio sabe de tudo isso, e o que sofreu por tudo isso.

 

Depois Cássio perdeu seu querido pai, e tem passado por uma série de outros problemas de cunho particular. Acho que os desesperados deveriam respeitar e pouparem mais o senador Cássio, ele não merece tanta pressão que estão fazendo contra ele. Às vezes tenho pena de Cássio e não queria está em sua pele. Apenas acho que Cássio está demorando bastante para decidir esse embróglio com relação a sua possível candidatura ao governo em 2014.

 

Acho finalmente que Cássio não rompe com Ricardo, pelo simples fato de não ter motivos. Exatamente isso ! Qual o motivo ou motivos plausíveis para Cássio abandonar o governador Ricardo ? Nenhum. Ricardo sempre foi e continua sendo correto com o senador Cássio, e ele sabe disso. Então, Cássio vai romper para agradar os desesperados, tudo isso em busca do poder pelo poder, não acredito.

 

Acho que Cássio não se une com o PMDB, nem muito menos com o PTB de Wilson Santiago, pelos motivos que já disse anteriormente. Entendo a preocupação de Trócolli Júnior em unir PMDB com PSDB, pode até ser, porém, não terá a participação nem o apoio do senador Cássio. Onde Maranhão, Veneziano e Santiago estiverem em 2014, Cássio respeita, mas não acompanha, podem anotar !

 

Cássio ficará com Ricardo Coutinho. O dia do FICO se aproxima, o governador será reeleito para o bem da Paraíba e quem viver verá !!!

 

VIVA A PARAÍBA !!!

 

Rui Galdino Filho

Advogado e Comentarista.