Os eleitores, os partidos políticos e os candidatos se enfrentarão em 2014.

Por Rui Galdino Filho.

Ao contrário que muita gente pensa, entendo que num país que pretenda ter uma democracia mais consolidada e forte, quanto mais partidos políticos melhor. O problema não é a quantidade de partidos, e sim, a qualidade dos mesmos e seus verdadeiros objetivos.

Se você tem uma ideologia, pensa de uma maneira diferenciada, deseja que o seu município, estado ou país seja melhor e mais desenvolvido e que as políticas públicas defendidas por suas idéias  atendam de maneira justa e diferenciada as necessidades da população, nada mais normal que você se filie ou crie um partido político, seja candidato e vá para as ruas lançar e defender os seus propósitos.

Agora, se você tem outros objetivos escusos, fala uma coisa e pratica outra ( demagogia ), só pensa em si e em seus apadrinhados e se aproveita de certas situações para se locupletar com o poder e com o dinheiro público, tenha paciência, você não passa de um grande bandido, deveria está na cadeia, ter todos os bens confiscados e nunca mais poder se candidatar a nada.

 

Por isso, acho que todo partido político que se preze, deveria lançar candidatos a prefeito, governador e presidente em toda eleição, além das candidaturas proporcionais. E a desculpa dos que não fazem isso, é dizer que não tem estrutura, ou seja, não tem R$ ( dinheiro ) e preferem se aliar e fazer negociações com outras legendas já no 1º turno.

 

Partido político que não participa das eleições com candidaturas majoritárias, é como time de futebol sem torcida, não tem sentido ou simplesmente não existe, ficam sempre nanicos, se alimentando do resto de comida dos grandes partidos, e devido a isso, muitos são chamados de legenda de aluguel.

 

A lei deveria obrigar todos os partidos políticos a mostrarem as suas caras, programas de governo e intenções em todas eleições, principalmente aos cargos majoritários tanto no legislativo como no executivo. E os acordos e conchavos ficariam para um eventual 2º turno onde fosse possível. Assim seria melhor, ou menos ruim, porém, infelizmente não é assim, e aja partidos políticos para todos os gostos e prazeres.

 

Este ano teremos eleições e copa do mundo, será um ano atípico e acredito que o povo brasileiro começou a despertar. Se o político tem fama de safado, corrupto, demagogo, etc. Cabe ao eleitor saber escolher na hora de votar e fazer as devidas mudanças. Dizer que não vota em ninguém, é pior, muito pior, isso facilita para os maus políticos continuarem a se eleger e é exatamente isso que eles querem. Depois, não adianta chorar o leite derramado. Temos que votar sim, e votar diferente, sempre fazendo grandes renovações na classe política, só assim o Brasil poderá ter outro caminho num futuro próximo.

 

O eleitor, principalmente aquele mais aculturado e independente financeiramente deverá ser o grande responsável pelas futuras mudanças que o país precisa. Para isso, em vez de viajar, ir para a praia ou justificar o seu voto no dia da eleição, deva SIM primeiro ir VOTAR, e votar sempre em pessoas diferentes e não nas mesmas figuras carimbadas ( políticos profissionais ) de sempre.

 

O eleitor menos favorecido e mais sofrido na vida, deve se precaver com os afagos e promessas de campanha. Cuidado !! Não venda seu voto, não vote por que alguém pediu, saiba que existe políticos e cabos eleitorais que negociam o seu voto com vários candidatos. Não permita isso, vote contra essa gente, pois, seu voto não é mercadoria.

 

Numa democracia como a brasileira, onde o voto é universal e secreto e hoje é mais confiável o resultado das eleições através da urna eletrônica, o VOTO é a maior e melhor arma que temos para fazer as verdadeiras mudanças que o Brasil precisa.

 

O voto é um só, tem um grande poder de fogo, tanto faz ser o voto do rico, do pobre, do bonito, do feio, do preto, do branco, do famoso, do humilde, etc. Porém, os candidatos são diferentes, os partidos também, tem pra todo gosto, dizem até que os eleitos são a cara dos eleitores, e sendo assim, cabe a nós  ELEITORES saber VOTAR melhor e só assim, teremos um Brasil também melhor.

 

Acredite em você, saiba que você é muito importante para o Brasil, com copa do mundo ou sem copa, vamos fazer diferente, vamos dar uma resposta aos políticos que não merecem o nosso respeito, se não temos mais esperança, vamos pelo menos dar uma chance para nossos filhos e netos, para as gerações futuras. NÃO VENDA SEU VOTO E VOTE PARA MUDAR, chega !!

 

VIVA O BRASIL !!!!!

 

Rui Galdino Filho

Advogado e Comentarista Político