O ex-deputado federal Romeu Queiroz e os ex-dirigentes do Banco Rural Vinícius Samarane e José Roberto Salgado foram transferidos nesta segunda-feira do presídio da Papuda para Minas Gerais, segundo informações do Ministério da Justiça.
Eles chegaram em Belo Horizonte às 11h30 em um voo comercial, acompanhados por agentes agentes penitenciários federais.
Queiroz vai cumprir pena em regime semiaberto na Penitenciária José Maria de Alkmin, em Ribeirão das Neves, Região Metropolitana de Belo Horizonte. Salgado vai para o regime fechado na Penitenciária Nelson Hungria, em Contagem, também na Grande Belo Horizonte.
Outros três condenados no processo do mensalão estão presos em Minas Gerais. A ex-presidente do Banco Rural Kátia Rabello e a ex-funcionária de Marcos Valério Simone Vasconcelos foram transferidas de Brasília por decisão do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa. Rogério Tolentino, ex-advogado de Valério, já foi preso em Minas Gerais.
Na última sexta-feira, Barbosa também autorizou a transferência dos ex-deputados Pedro Corrêa (PP-PE) e Pedro Henry (PP-MT). Corrêa vai para Pernambuco e Henry, para Mato Grosso. No entanto, ainda não tem data para que a transferência ocorra.
O Globo