Campeão em apresentação de projetos de lei na Câmara, o deputado federal Major Fábio (Pros-PB) foi apontado pela Revista Veja o 17º deputado que mais trabalhou por um Brasil mais moderno em 2013. O levantamento considerou a atuação dos 513 deputados federais. O ranking do progresso da Revista Veja é feito anualmente desde 2011, com a colaboração do Núcleo de Estudos sobre o Congresso (Necon), do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Iesp-Uerj).
A iniciativa leva em conta nove eixos considerados fundamentais para que se alcance tal objetivo – da diminuição da carga tributária ao aprimoramento das relações entre empregadores e empregados. Os pesquisadores observaram 243 proposições de maior relevância entre as centenas de projetos de lei, medidas provisórias e propostas de emenda à Constituição que tramitaram na Câmara e no Senado em 2013.
Classificou, então, aquelas que se enquadravam, favorável ou desfavoravelmente, nos nove temas predeterminados. São eles: Carga tributária menor, mais simples e seus impostos em cascata; Infraestrutura; Combate a corrupção; Melhor gestão do gasto público; Sistema educacional universal e eficiente; Marco regulatório claro e respeitado; Simplificação de regras e poda da selva burocrática; Governabilidade e Relações trabalhistas.
O perfil dos congressistas que acabaram recebendo uma melhor pontuação no ranking de 2013 exibe uma vasta experiência política, dentro e fora do Legislativo.
O levantamento concluiu que a maioria dos temas em debate no Congresso em 2013 fizeram parte da pauta de reivindicações das manifestações populares de junho. Assim, se por um lado tivemos em 2013 uma admirável dinâmica de interação entre as dimensões representativa e participativa da democracia, por outro, não se sabe ao certo se isso trará aperfeiçoamentos na legislação brasileira em prol de um país mais competitivo.