Despedida

Papa Francisco fez gesto de ‘tchau’ para enfermeiro antes de morrer, falou ‘obrigado’ e não sofreu, diz Vaticano

Reprodução: Internet
Reprodução: Internet

O Vaticano informou, nesta terça-feira(22), que o Papa Francisco, antes de morrer, fez um gesto de “tchau” com a mão para seu enfermeiro pessoal. Além disso, segundo relatos, o Santo Padre “não sofreu porque tudo aconteceu muito rápido”.

De acordo com o canal oficial de notícias do Vaticano, o pontífice apresentou sintomas de uma “doença súbita” aproximadamente às 5h30 da última segunda-feira(21). No horário local (0h30 no horário de Brasília), cerca de duas horas antes de morrer.

Estes sinais levaram Francisco a se despedir com a mão para seu enfermeiro pessoal, Massimiliano Strappetti. O profissional da saúde foi o responsável por prestar cuidados durante 24 horas por dia ao papa, antes dele perder a consciência.

“Pouco mais de uma hora depois [do início dos sinais], fazendo um gesto de despedida com a mão para Strappetti, o pontífice entrou em coma. Ele não sofreu, e tudo aconteceu muito rápido”, afirmou o Vaticano.

O canal do Vaticano relata ainda, que Francisco morreu “tendo novamente abraçado o povo, depois de tanto tempo”.

O Papa morreu aos 88 anos desta segunda-feira(21), após sofrer uma AVC e uma parada cardíaca em seu apartamento na Casa de Santa Marta. Além disso, o pontífice estava se recuperando uma pneumonia bilateral que o deixou internado durante 38 dias entre fevereiro e março deste ano. Ele faleceu um mês depois de receber alta.

Através das redes, o Vaticano divulgou que, em suas últimas palavras, Francisco agradeceu Strappetti por lhe ajudar a dar uma volta de papamóvel na Praça de São Pedro no Domingo de Páscoa para cumprimentar fiéis.

“Obrigado por me trazer até a praça”, disse Francisco a Strappetti, segundo informou o canal oficial de notícias do Vaticano nesta terça-feira (22).