Despedida

Silêncio solene e símbolos da fé: o significado por trás da primeira imagem do corpo do Papa Francisco

Foto: Reuters
Foto: Reuters

O Vaticano divulgou nesta terça-feira (22) as primeiras imagens do papa Francisco no caixão. As fotos foram feitas na capela da Casa de Santa Marta, onde viveu o pontífice.

Em uma das fotos (veja acima), é possível ver diversos elementos litúrgicos e próprios da Igreja Católica. Entenda o que é cada um deles e simbologia da imagem:

  • Caixão do papa: feito de madeira e com revestimento de zinco;
  • Casula: veste litúrgica do papa Francisco;
  • Mitra: chapéu do papa;
  • Na mão do papa: um terço e seu anel de bispo;
  • Padre próximo ao caixão: secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin, reza ao lado de Francisco;
  • Soldado em pé: Guarda suíça, responsável pela segurança do papa;
  • Local do velório: Capela da Casa de Santa Marta, residência oficial do papa.
Foto: Veronica Medeiros/Arte g1

“O Papa está vestido com uma veste litúrgica, e isso é tradição, parte do ritual. Francisco está vestido ali como se ele fosse para uma celebração, com uma casula vermelha, porque ele é um sucessor do apóstolo Pedro. Os papas são velados de vermelho, porque é a cor dos mártires, que remete ao martírio, a ideia de você dar a vida pelo evangelho”, afirmou o vaticanista brasileiro Filipe Domingues.

Ainda segundo Domingues, o papa Francisco está com um anel na mão, que ganhou quando era bispo. O anel não é o papal, chamado de “anel de pescador”, que foi destruído após sua morte.

O Vaticano anunciou que o funeral do papa Francisco será às 5h de sábado (26), 10h no horário local de Roma. Seu caixão com o corpo será trasladado para a Basílica de São Pedro às 4h de quarta-feira (23), 9h no horário local. Veja mais fotos do papa Francisco abaixo:

Fotos do papa Francisco no caixão:

Jorge Mario Bergoglio, o papa Francisco, morreu aos 88 anos às 2h35 pelo horário de Brasília, 7h35 pelo horário local, desta segunda-feira (21). As informações foram confirmadas pelo Vaticano. O pontífice ocupou o cargo máximo da Igreja Católica por 12 anos.

As causas da morte foram um acidente vascular cerebral (AVC) seguido de insuficiência cardíaca, conforme informou o Vaticano.

“O Bispo de Roma, Francisco, retornou à casa do Pai. Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e de Sua Igreja. Ele nos ensinou a viver os valores do Evangelho com fidelidade, coragem e amor universal, especialmente em favor dos mais pobres e marginalizados. Com imensa gratidão por seu exemplo como verdadeiro discípulo do Senhor Jesus, recomendamos a alma do Papa Francisco ao infinito amor misericordioso do Deus Trino”, diz comunicado oficial.

Nascido em 17 de dezembro de 1936 em Buenos Aires, na Argentina, Francisco foi o primeiro papa latino-americano da história. Ele também foi o primeiro pontífice da era moderna a assumir o papado após a renúncia do seu antecessor e, ainda, o primeiro jesuíta no posto.

À frente da Igreja Católica por quase 12 anos, Francisco foi o papa número 266. Em 13 de março de 2013, durante o segundo dia do conclave para eleger o substituto de Bento XVI, Bergoglio foi escolhido como o novo líder – inclusive contra a sua própria vontade, segundo ele mesmo admitiu. Relembre a carreira do papa mais abaixo.

G1