
O projeto tem como principal intuito trazer a visão dos gestores nesse começo de mandato do Litoral ao Sertão.
O nosso entrevistado de hoje é Leandro Laia (Republicanos).
Laia foi eleito em Maturéia com pouco mais de 55% dos votos..
OS PASSOS PARA A VITÓRIA
Polêmica Paraíba: O Senhor se elegeu em uma eleição contra dois grupos de oposição. Qual foi, na sua opinião, o principal motivo para a vitória?
A população tem confiança no nosso trabalho. Fui vereador por três mandatos e em dois deles fui o mais votado e nesse tempo pude demonstrar a força do nosso trabalho.
Não posso deixar de citar o apoio do Prefeito Zé Pereira, mas o nosso trabalho também contou muito. Evidentemente que a gente não faz nada sozinho, pois temos um grupo muito forte, formado por colegas e pelos nossos Vereadores e sei que o povo de Maturéia sabe do nosso trabalho e da intenção em fazer o melhor pela nossa cidade.
100 DIAS DE MANDATO
PP: O Senhor acaba de completar 100 dias de mandato. Como vem sendo a experiência na Prefeitura, de alguém que tinha sido Vereador e que em sua primeira eleição para Prefeito, saiu vitorioso?
A experiência administrativa que a gente tem hoje como Prefeito e a que tínhamos no legislativo é totalmente diferente. O legislativo é muito mais tranquilo.
Fui o Vereador que durante meu tempo de mandato, mais tive projetos e requerimentos, mas mesmo com todo o trabalho, a atuação é muito diferente.
A gente tem trabalhado por 10, 12 horas todos os dias, no dia da nossa entrevista por exemplo, foi a primeira vez que cheguei em casa antes das 9 da noite, pois estamos nos dedicando integralmente ao município para fazer valer toda a confiança dada nas urnas.
VISÃO SOBRE A ELEIÇÃO DE 2026
PP: Mesmo faltando quase dois anos para o pleito, só se fala sobre as alianças visando a eleição de 2026. Como o Senhor vê essa disputa e com os nomes postos hoje, o Prefeito teria um candidato a Governador?
Hugo Motta poderia sem sombra de dúvida ser o Governador da Paraíba. Assim como acho que Adriano tem todo o respaldo para essa batalha.
Adriano foi o Deputado mais votado nas últimas eleições, é uma pessoa que veio de baixo, que tem um trabalho gigantesco prestado ao estado da Paraíba e que seria um excelente gestor.
Mas isso vai depender das composições. Hugo talvez esteja na frente dessa disputa, pela posição que ocupa no cenário nacional, mas eu estou pronto para votar em ambos, pois a nossa defesa é que que seja alguém do Republicanos, até porque somos a maior bancada do estado.
JOÃO E A DISPUTA AO SENADO
PP: O Senhor foi eleito pelo Republicanos e é da base do Governador João Azevêdo. Como o Prefeito enxerga essa indefinição entre uma possível candidatura ao Senado e a permanência de João no Governo até o fim do mandato?
É uma pergunta que eu eu não sei te responder efetivamente, porque se o projeto do Governador for um projeto para continuar fazendo modificações, como as que vêm sendo feitas na Paraíba, ele ficaria até o final do mandato.
Agora se o projeto dele for algo pessoal, o qual ele tem todo o direito também, de ser candidato ao Senado e Lucas assumir o mandato, eu creio que com certeza ele será eleito.
APOIO A DUPLA DE SENADORES E ABANDONO
PP: Nessas próximas eleições, cada Prefeito irá apoiar dois Senadores. Como o Senhor vê essa disputa e como enxerga o trabalho dos Senadores apoiados em Maturéia?
Veneziano foi o Senador mais votado aqui em 2018, sendo inclusive o mais votado da história do município e em 2019, acho que ele mandou uma emenda para a prefeitura de R$ 150.000.
Eu acho até que ele foi injusto com o nosso município. Isso não é uma crítica pessoal, é a crítica de um gestor que deseja fazer algo pelo seu povo a um Senador que foi muito bem votado e que errou com o nosso município por todos esses anos..
Já o senador Efraim, que foi votado pelo nosso grupo em 2022, sem mais nem menos, não deu mais notícia e ainda apoiou um candidato a Prefeito que seria nosso Vice.
Tenho que reconhecer o que ele fez pela cidade ao mandar algumas emendas para cá, mas eu acho que Maturéia merecia mais pela fidelidade, pois a gente votou e eles simplesmente somem, tanto que já deixei demandas nos gabinetes de Efraim e Veneziano, mas não fomos atendidos.
Eu reconheço o que eles fizeram antes, mas municípios pequenos precisam de apoios para manter os seus municípios, mas tem Deputado e Senador que visita o município a cada quatro anos.
A cada dois anos eles mandam uma emenda e é um valor praticamente insignificante, só para dizer que mandou.
Somos órfãos, quem nos socorre aqui são os Deputados Hugo Motta e Adriano Galdino, eu tô aqui de passagem, essa cadeira não é minha não, é do povo, que infelizmente é desrespeitado por alguns dos nossos representantes.
OBJETIVOS PARA O MANDATO E LEGADO
PP: Quais são os principais objetivos que o Prefeito traça para estes próximos quatro anos e qual o legado que o Senhor pretende deixar para Maturéia?
Meu pai era vaqueiro e ninguém na minha família tem uma história política, meus irmãos não são políticos, meu pai não era político, era um vaqueiro, praticamente analfabeto.
E eu acho que já consegui fazer história, pois estou muito satisfeito com o que sou, com o que tenho e para mim eu já fiz história.
Consegui chegar ao cargo mais alto de uma cidade e isso já me deixou extremamente honrado. Então, o que eu quero agora é cumprir com a minha responsabilidade, como chefe do executivo até o final do meu mandato.
Já na questão do legado, eu deixo para que as próximas gerações possam fazer essa análise, pois eu não seria pretensioso o bastante para fazer essa análise sobre o nosso mandato.
Sei que a cadeira é do povo, vou cumprir minha missão e após sair do meu mandato, voltarei a cuidar da minha vida e a criar meus bode no meu sítio, mas o que eu posso garantir e deixar bem claro é que estou fazendo de tudo o possível para fazer o melhor pelo povo da Maturéia.
Fonte: Vitor Azevêdo
Créditos: Polêmica Paraíba